Condomínios debatem sobre denúncias de maus tratos a animais
O escritório Eurípedes Antonio da Silva Advogados Associados promoveu, no último dia 7, um workshop temático sobre animais em condomínio. O diálogo teve como público-alvo síndicos, presidentes de associações, gestores, administradores e zeladores de condomínios.
O objetivo foi levar conhecimento e fomentar a troca de experiência entre os diversos profissionais que atuam nos condomínios sobre como lidar com situações cotidianas que envolvem animais em condomínios. A vereadora Tatiane Lopes (Podemos) também participou do evento onde os participantes puderam compartilhar experiências e tirar dúvidas.
A parlamentar fez uma apresentação e listou entre os assuntos abordados a Lei Estadual, que obriga síndicos ou administradores de condomínios a comunicarem a autoridades ocorrências ou indícios de maus-tratos a animais dentro de condomínios, tutela responsável, a importância do respeito aos animais e os direitos e deveres dos tutores de animais em condomínios.
De acordo com Tatiane Lopes, diversos problemas envolvendo animais ocorrem dentro de condomínios e é preciso que os profissionais sejam orientados sobre como lidar com esse desafio, considerando os direitos dos animais. “Muitos conflitos acontecem, desde vizinhos que se incomodam com a presença de gatos e cachorros nas áreas de uso comum quanto casos graves de violência contra animais. Por isso, é importante que aqueles que trabalham diretamente nos condomínios sejam instruídos a lidar com isso, sempre respeitando os direitos animais”, defendeu.
A vereadora aproveitou a ocasião para informar que hoje Limeira possui um setor de investigação contra maus-tratos na Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e que os crimes são investigados. “Por isso, é importante fazer a denúncia”, orientou.
Projeto “Condomínio Amigo dos Animais”
Um projeto denominado Condomínio Amigo dos Animais passou a ser realizado pela parlamentar em abril com a finalidade de conscientizar as administradoras de condomínios sobre a responsabilidade que eles passaram a ter com a lei estadual, conforme descreveu no evento. “Foi uma ideia que surgiu em meu gabinete, pois sabemos da importância de conscientizar as pessoas sobre os direitos dos animais. Enviamos e-mails com informações referentes à lei e à importância da realização das denúncias, também distribuímos cartazes e nos reunimos com administradoras de alguns condomínios de Limeira”, mencionou.
A ideia do workshop, explicou a vereadora Tatiane Lopes, surgiu em uma dessas reuniões que participou. “Fiquei honrada com o convite, pois só conseguiremos avançar no tema direitos animais quando houver, de fato, uma conscientização. Por isso, agradeço aos advogados Juliana e Alessandro pela oportunidade e pelo convite e me coloco à disposição para eventos da mesma natureza”, declarou.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login