Foto de capa da notícia

COMICIN realiza evento pelo Dia da Mulher Negra em Limeira

O Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro (Comicin) de Limeira promove amanhã uma roda de conversa em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. O evento acontece às 18h no Palacete Levy com representantes de diversos segmentos do município, além de autoridades locais. Haverá ainda uma homenagem com o Prêmio Mulher Negra. 

Para a conselheira Edilene Nascimento, a data é muito importante para lembrar da luta traçada contra o racismo estrutural. “São eventos como este que fortalece a busca pelo direito à igualdade. Apesar das lutas contra o racismo estrutural no Brasil, a mulher negra é quem mais sofre com isso. Base da pirâmide socioeconômica, essas mulheres são as que têm menor visibilidade, padecendo, por muitas vezes, quando se é colocado em evidência as oportunidades, tanto no meio acadêmico quanto profissional, nesta organização de sociedade em que nos encontramos”, explica. 

Como em outras cidades do país, Limeira também traça sua luta contra o preconceito racial, sendo realizada por meio de instituições como o COMICIN. “O conselho, em particular, luta contra o preconceito racial por meio de atendimentos realizados, tanto no cotidiano quanto em datas comemorativas, que traz a desigualdade étnica em seu debate, bem como tem incumbência de louvarmos a ancestralidade composta por mulheres negras e fortes, as quais iniciaram uma veemente luta, nos proporcionando chegar onde hoje estamos”, afirma.

Na programação do evento, a presidente do conselho, Dirce Prado realiza a abertura e o encerramento. Entre os convidados confirmados: Cleusa dos Santos, Helenice Guedes, Juliana Marinho, Karina Vitali e Rosângela Venâncio. O prefeito Mario Botion também estará presente. Na arte visual, Jéssica Alves, expressão poética com Juventude Negra, musicalidade com Rodrigo Short feat Day Adaffe e a grande homenageada ao prêmio Mulher Negra, que será revelada no dia do evento. A iniciativa é aberta a população e tem entrada franca. 

 

Encontro de Mulheres Negras do Serviço Público 

O Sindsel também promoveu um evento em alusão ao 25 de Julho - Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha. Além das servidoras de Limeira, também estiveram presentes várias representantes dos sindicatos de Araras, Santo André, São Bernardo, São Paulo, Diadema e Presidente Prudente juntamente com as advogadas Raiça e Paola do Núcleo Antirracismo do Escritório Cascone. Também contamos com a presidente da CUT SP Telma Victor, que motivou as servidoras a construir coletivos de combate ao Racismo nos sindicatos e também a participarem e/ou criarem Conselhos Municipais com a temática do povo Negro. 

O encontro buscou discutir o papel da Mulher Negra nos dias atuais. "Embora as Mulheres Negras sejam maioria entre a população brasileira, na maioria das vezes também não somos nós que ocupamos e somos inseridas nos espaços de poder, o que nos coloca como parte da população menos remunerada. E isso expressa a grande dificuldade de ascensão social que temos em relação às outras mulheres as quais disfrutam de muitos privilégios, inclusive privilégios de cor. É preciso superar essas barreiras, e a superação virá através de muito debate, oportunidades e trabalho coletivo com diversos âmbitos da sociedade, no qual o Sindsel se empenha em realizar com seriedade e compromisso em transformar o Serviço Público em lugar mais justo e acessível para essas mulheres" diz a dirigente do Sindicato dos Servidores Públicos e Municipais de Limeira e presidente da Fetam SP, Nicinha Lopes.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login