Santa Casa alerta para aumento de atendimentos com sintomas gripais
O surto de gripe ocasionada principalmente nesta época do ano, vem aumentando os atendimentos na Santa Casa de Limeira. De acordo com o hospital, são mais de 300 pessoas atendidas por dia no Pronto Socorro e a maior parte delas com classificação azul, ou seja, sintomas leves, que poderiam procurar uma unidade de pronto atendimento ou postos de saúde.
A Santa Casa explica que baseado no protocolo de Manchester, os atendimentos do pronto socorro são classificados de acordo com sua necessidade e o tempo de espera, em casos não urgentes, pode ser de até 4 horas. A legislação define uma prioridade para idosos, mas os casos de urgência e emergência independem da idade, pois são definidos de acordo com a complexidade e a gravidade envolvida no quadro do paciente.
Mesmo que com a chegada do inverno, a gripe e as síndromes respiratórias como alergia e resfriados são comuns neste período, um fato que mudou o comportamento da população é a pandemia da Covid-19. Com sintomas parecidos, muita gente tem buscado às emergências de hospitais em busca da confirmação de um diagnóstico. A Santa Casa vem reforçando que não vem realizando testes de Covid-19.
Segundo informações do hospital, dos atendimentos diários realizados, 80% são de casos leves. O hospital de alta complexidade que atende mais de 80 municípios da região, vem orientando a população. “Procure o pronto socorro somente em situações urgentes ou emergentes. Pedimos a compreensão de todos e que evitem aglomerações reforçando ainda que acompanhantes apenas com pacientes menor de idade ou pacientes que não conseguem realizar funções básicas e precisam de ajuda”, destaca.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login