Projeto musical com repertório clássico encanta alunos de Limeira
Estudos têm constatado que o convívio com a música potencializa a memória e a criatividade em crianças e adolescentes. A Sociedade Brasileira Artística revela que além do entretenimento e da função apreciativa da música, ela também proporciona benefícios cognitivos, emocionais e cerebrais tanto para ouvintes quanto para aqueles que manipulam instrumentos.
Com o objetivo de despertar o público infanto-juvenil para o violão como um instrumento solista, o projeto Violão na Escola, em parceria com o Instituto Lumiarte, realiza de forma didática, a aproximação das crianças e jovens na música erudita instrumental, possibilitando ainda a formação cidadã e cultural do espectador.
O projeto percorreu duas escolas de Limeira, onde os alunos da E. E. Professora Margarida Paroli Soares e da E.E. Prof.º Ataliba Pires do Amaral puderam prestigiar as apresentações dos violonistas Welton Nadai e Edson Travaina. Os alunos se encantaram com o concerto dos artistas.
“Nossa passagem pelas escolas de Limeira foi uma experiência incrível, porque os alunos foram muito receptivos ao repertório, que na maioria das vezes é uma novidade para eles e nós músicos ficamos muito felizes com o resultado”, disse Welton Nadai em entrevista para a Gazeta.
Ele conta ainda que além dos alunos, a comunidade escolar também foi receptiva. “Principalmente os coordenadores e gestores que destacaram a importância do nosso projeto e fizeram toda uma articulação para que nossas atividades acontecessem plenamente. Com certeza voltaremos em breve em mais escolas nessa cidade tão bacana e musical”, afirma.
Desde 2008, o “Violão na Escola” já contemplou mais de sete mil alunos da rede pública de ensino e conta com a parceria do Governo do Estado. Além disso, o projeto faz parte de uma rede de atividades culturais e de formação educacional que o instituto tem realizado ao longo dos últimos anos.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login