Foto de capa da notícia

Igreja Católica celebra hoje a solenidade de Corpus Christi

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo é uma celebração que tem raízes profundas na piedade do povo cristão. Surgiu como resultado da devoção eucarística, iniciada na França e na Bélgica, e que, do século XII em diante, se desenvolveu, acentuando particularmente a presença real de Cristo no sacramento e, portanto, sua adoração, devendo ser celebrada na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, a qual acontece no domingo depois de Pentecostes.

A data é um convite para uma meditação sobre o valor e a importância da Eucaristia na vida dos fiéis. A confecção do tapete para a solenidade de Corpus Christi é uma tradição iniciada, segundo historiadores, em Portugal e difundida no Brasil por seus colonizadores. Consiste na elaboração de cenas e representações bíblicas e da fé católica com uso de materiais como serragem, sal, borra de café, areia e outros mais.  “Seu sentido é de honrar a devoção à Santíssima Eucaristia, homenageando Nosso Senhor Jesus Cristo. O primeiro a passar sobre o tapete é o bispo ou padre que leva Jesus Eucarístico e somente depois outras pessoas podem pisar”, explica a Diocese de Limeira.

Esta é uma solenidade que há séculos faz parte da vida dos cristãos católicos. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) explica que a festa nasceu de uma prática da devoção popular que tem início no final do século IX, mas já no século XI ao XIII está muito difundida em vários lugares da Europa. Depois, em 8 de setembro de 1264, o Papa Urbano IV, com a Bula Transiturus, instituiu esta celebração para toda a Igreja. 

O sentido maior está na celebração da Quinta-feira Santa. Dessa forma, Corpus Christi é como uma repetição, uma duplicação do dia da instituição da Eucaristia, porém com um aspecto mais devocional, o que também é bem vindo para a Igreja. “A Igreja não condena, porém ela quer nos ajudar a não ficar no puro devocional, se não a gente se perde”. A celebração de Corpus Christi é o momento que representa o respeito e o amor que se tem por Jesus, pela Sagrada Eucaristia. 

Igrejas de Limeira promovem celebrações

Milhares de fiéis são esperados, nas paróquias e comunidades dos 16 municípios que formam a Diocese de Limeira, para a Celebração da Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor (Corpus Christi), nesta quinta-feira, 16 de junho. No ano passado, devido a pandemia, a confecção de tapetes e procissão não ocorreu. Neste ano, os fiéis celebram o retorno da celebração.

Dom José Roberto Fortes Palau, bispo diocesano de Limeira, presidirá a Missa de Corpus Christi, às 9h, na catedral Nossa Senhora das Dores, em Limeira. Após a missa, acontece a procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas centrais da cidade. Na rua em frente a catedral, o tradicional tapete de Corpus Christi será confeccionado pelos jovens do EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo).

Além da catedral, outras paróquias da diocese farão a confecção do tapete onde passará a procissão com Jesus Eucarístico, um trabalho que conta com o empenho de centenas de voluntários que passarão a madrugada montando os tapetes em diferentes trajetos. A solenidade de Corpus Christi da Paróquia Santo André será realizada no Ginásio de Esporte (Domingues de Felice) do Jardim Santo André, às 9h.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login