Em passeata, estudantes alertam moradores sobre risco da dengue
Alunos da Emeief Tenente Aviador Ary Gomes de Castro soltaram a voz nas pacatas ruas do bairro Tatu, na zona rural de Limeira, durante uma passeata de prevenção ao mosquito Aedes aegypti. No evento, realizado ontem, 87 estudantes da escola distribuíram panfletos sobre o tema e repetiram palavras de ordem contra o mosquito. A ação contou com o apoio do carro de som do sindicato dos servidores municipais, o Sindsel.
Além de percorrer o bairro, as crianças, do 1º ao 5º anos do Ensino Fudamental, também levaram as mensagens de prevenção aos frequentadores do pesqueiro e aos pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade.
A ação, segundo a coordenadora da escola, Mariele Cristina Luiz, foi cuidadosamente preparada. Os alunos confeccionaram cartazes, placas com a inscrição “Todos contra a Dengue”, viseiras em formato do mosquito e folhetos com o título “Procurado” - em alusão ao Aedes aegypti - transmissor da dengue, zika e chikungunya
“A ideia da passeata surgiu da demanda dos próprios alunos, que estão trabalhando o assunto desde o início do ano”, comentou a coordenadora. Ela acrescentou que o objetivo da ação é incentivar as crianças a observarem o entorno da escola, bem como a própria casa onde moram, para identificar e eliminar eventuais criadouros. “Também é uma forma de alertar a comunidade sobre os cuidados necessários para prevenir a proliferação do mosquito”, disse.
Outro aspecto citado pela coordenadora foi a “diversificação” do conteúdo didático, a fim de tornar o aprendizado mais atrativo ao aluno. Isadora Ruiz, de 9 anos, gostou da proposta. “Foi uma atividade diferente”, disse. O colega Luccas de Lima, de 10 anos, também achou a passeata interessante, sobretudo como forma de “alertar as pessoas para se prevenir da dengue”. Um pouco mais nova, Maria Luisa Nunes Alves, de 8 anos, participou ativamente do “protesto”, colaborando na entrega dos panfletos. “Com essa ação, as pessoas podem acreditar no risco da dengue e ajudar na prevenção”, afirmou.
Colaboraram na organização da passeata, as coordenadoras Mariele Cristina de Oliveira Luiz e Regiane Salviatti, a vice-diretora Cristiane e os professores Ricardo Rocha, Lidiane, Ana Paula, Ivalda, Lelian, Letícia Amurim.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login