Foto de capa da notícia

Eduardo Salzane expõe obras interativas em Limeira

"Trabalho observando o mundo". Essa frase foi a escolhida pelo artista Eduardo Salzane, mecânico de pássaros e mar, como gosta de se autodefinir, para explicar parte do seu processo criativo. O resultado de sua arte, materializada em nove obras interativas, pode ser apreciado durante a exposição a poesia do movimento mecânico, em cartaz a partir de sábado (11), das 11h às 18h, e 1º de julho no Oposta Espaço Inventivo, em Limeira. A entrada é franca.

Segundo o artista, a exposição nasce a partir de um antigo desejo: levar ao espectador as sensações possíveis da interação com o movimento. "As obras estáticas carregam o que o universo das esculturas pode proporcionar, ou seja, a materialidade. Nessa exposição, além da materialidade, o observador tem um contato com a obra em movimento, que é gerada por ele mesmo ao acionar uma manivela. É nesse pequeno momento, de apenas alguns segundos, que a experiência acontece", conta o artista.

A exposição conta com duas ferramentas de acessibilidade, sendo a audiodescrição e o braile. "Tento olhar para o mundo de uma forma muito aberta e, por meio desses olhares, trago para o trabalho a poesia possível nas bonitezas e mazelas da vida. Trabalho com mecânica, estou aprendendo a ser mecânico de pássaros, mar, da vida", completa.

Quem for à exposição poderá interagir com nove autômatos, ou seja, obras criadas a partir de mecanismos que se operam de maneira automática, recordando movimentos humanos. Coube a curadora Caroline Holanda, em sintonia com o artista, escolher apenas nove obras, dentro de um portfólio recheado por mais de 200 autômatos. "Em todas elas o espectador não vai se decepcionar com a potência dos trabalhos em suas várias camadas, que pode passar desde a beleza da poesia mecânica até a polissemia discursiva da exposição. O trabalho do Eduardo Salzane opera nessa zona, que entendo como poesia, no sentido da potencialidade em provocar sensações, ao passo que pode construir acessos reflexivos ou narrativos no espectador", avalia a curadora.

Após a abertura da mostra, quem desejar visitar a exposição é necessário agendar um horário no próprio espaço (opostaespacoinventivo@gmail.com). Contemplada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), a partir do edital Artes Visuais – Circulação, a exposição. A produção tem a assinatura da MB Circo.

Oficina gratuita será realizada em julho

Com o objetivo de promover o conhecimento básico de mecânica para a construção de trabalhos com movimento, a oficina a poesia do movimento mecânico será realizada, de forma presencial e gratuita, no Oposta Espaço Inventivo, em 2 de julho, das 14h às 17h.  

"Durante a aula prática, com duração de três horas, os alunos conhecerão um pouco das possibilidades mecânicas e construirão um pequeno autômato usando materiais e ferramentas simples", destaca o artista.

Para se inscrever no workshop, indicado para maiores de 16 anos, basta enviar um e-mail para eduardosalzane@gmail.com. Vagas limitadas: 20 pessoas.

 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login