Campanha dos Bancários 2022: negociações começam em Limeira
O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e Financeiros de Limeira deu início às negociações da Campanha Salarial 2022. A pauta de reivindicações da categoria bancária, data-base 1º de setembro, foram definidas na 24ª Conferência Nacional dos Bancários que inclui desconto a ser feito nos salários dos empregados em razão da contratação a ser realizada (contribuição negocial).
O conjunto cláusulas da minuta de reivindicações para a Campanha Nacional dos Bancários 2022 foi aprovada por 99,1% das delegadas e delegados da conferência. Entre os pontos que foram votados separadamente, foi aprovada a reivindicação de aumento real de 5% nos salários e demais cláusulas econômicas (INPC + 5%) e aumento maior para os vales refeição e alimentação. A presidente do sindicato, Ana Lúcia Ramos Pinto, enfatiza que ainda não há motivos para paralisação.
“Mais do que recompor a inflação, os bancários, que trabalharam para garantir lucros astronômicos aos bancos, querem ter aumento real em seus salários e a manutenção de todos os direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho em vigência”, disse a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira.
Segundo ela, o lucro somado dos cinco maiores bancos do país (Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander) alcançou R$ 27,6 bilhões entre o final de março de 2021 e o final de março de 2022, crescimento de 17,5% no período. “Mas, neste contexto de pandemia, as questões relacionadas à saúde do trabalhador também terão destaque nesta campanha”, completou.
Em Limeira, a minuta de reivindicações e o plano de lutas já vem sendo discutido nas agências desde o dia 15 de junho. Em reuniões realizadas nos dias 22 e 27, temas da campanha foram debatidos. As próximas reuniões acontecem nos dias 6, 22 e 28 de julho e nos dias 1º, 3 e 11 de agosto. Este ano, o tema da Campanha é #boraganharessejogo.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login