A importância da vacinação dos idosos contra a gripe
Algumas cidades da região Sudeste do Brasil estão registrando uma baixa procura dos postos de saúde para vacinação de idosos contra a gripe. Limeira é uma delas. Porém, grande parte das internações pode ser evitada com a vacinação. O alerta é da médica infectologista do Sistema Hapvida, Silvia Fonseca. "Temos que estar atentos, principalmente entre as pessoas acima de 60 anos de idade e as crianças abaixo de seis anos. Os registros de casos aumentam entre os meses de maio e julho", diz a médica.
Até o início do mês, a cobertura vacinal em idosos de Limeira pouco superava a metade das estatísticas. Autoridades do município estimavam que aproximadamente 27 mil idosos haviam sido imunizados, quando a expectativa era de 51 mil.
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza. Os principais sintomas são febre, tosse e dores no corpo, garganta e de cabeça. Essa gripe tem grande potencial de transmissão.
Internações aumentam
"O vírus é responsável por um grande número de mortes e internações por pneumonia, notadamente entre idosos, que não têm uma defesa do organismo tão eficaz", afirma a dra. Silvia. Na outra ponta, a necessidade de internação ocorre com menos frequência em grupos com porcentagens maiores de vacinados.
A adesão menor pode estar atrelada a questões sociais. A médica lembra que idosos geralmente são dependentes de familiares ou de alguém que os leve ao posto. "Porém, precisamos usar desta arma poderosa que é a vacina, seja ela contra Influenza, Covid ou outras doenças", declara.
Além de ser mais grave nos extremos de idade, o vírus da Influenza também faz crescer o número de casos de infarto e derrame nesse ano. Pessoas com hipertensão e diabetes apresentam riscos maiores.
Vacina não provoca gripe
A infectologista recorda que a vacina contra o Influenza sempre é atualizada. Isso amplia a eficácia da imunização. "A vacina dura um ano. Pesquisadores avaliam, anualmente, a variante que está rodando e trazem um material bastante customizado", relata.
A infectologista ainda reforça que, ao contrário da crença popular, a vacina contra o Influenza nunca causa gripe. Se há gripe em um imunizado, a origem está em outras viroses. "É uma picadinha com poucos efeitos colaterais", afirma.
Os sites das prefeituras informam os locais, datas e horários da vacinação contra a gripe. Ao mesmo tempo, a busca de ajuda profissional deve ser imediata, tão logo surjam eventuais sintomas de gripe.
A médica reforça o pedido: "Queremos ter os idosos sempre ao nosso lado, passando mais dias das Mães, dos Pais e tantos Natais junto com a gente. Por isso, o importante é vacinar contra a gripe", finaliza.
Silvia Fonseca
Médica infectologista do Sistema Hapvida
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login