Projeto incentiva programação para meninas em Limeira
Quatro alunas do curso de Sistemas de Informação da UNICAMP (Universiade Estadual de Campinas), em parceria com o Rotary Club de Limeira e GAVIA (Grupo Amigos para Valorização da Infância e Adolescência), realizam no município um projeto de programação para meninas. O Programinas é voltado ao público feminino de 12 a 16 anos, de forma gratuita. As aulas acontecem na sede do GAVIA em Limeira e não é necessária nenhuma inscrição prévia. São 10 vagas disponíveis.
A iniciativa partiu de uma disciplina da graduação das estudantes, onde vivenciaram a escassez do sexo feminino em suas salas de aula na universidade. “A ideia surgiu para instigar as meninas mais novas a conhecer um pouco mais sobre o mundo da programação”, afirma Bruna dos Santos.
Para concretizar o projeto, as estudantes procuraram o Rotary Club de Limeira, que preza pela educação e melhoria na comunidade, e que prontamente aceitou a missão. Já a parceria com o GAVIA surgiu pelo encontro de interesses das estudantes e da instituição em promover a educação e oportunizar informações para essas crianças e jovens da periferia, de forma a inseri-las na sociedade com uma nova visão. “Trata-se de um projeto feito por meninas e oferecido para meninas e o objetivo é aproximar essas crianças e jovens às áreas de tecnologia, ampliando suas perspectivas de futuro, já que o mercado de TI está crescendo cada vez mais e faltam mulheres nessas áreas”, afirma.
O projeto consiste no lecionamento de conceitos sobre pensamento computacional e lógica de programação através do Scratch, uma ferramenta simples e que estimula a criatividade das garotas. Serão desenvolvidas atividades e projetos considerando a velocidade de aprendizagem das meninas, sempre com supervisão e apoio das alunas de graduação.
As aulas começaram na semana passada e são oferecidas para as crianças e jovens todas as quintas-feiras até 2 de junho, das 09h às 11h na instituição GAVIA em Limeira e não é necessária nenhuma inscrição prévia, sendo o único requisito a alfabetização da criança. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3702 6877.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login