Foto de capa da notícia

Pacientes fazem abaixo assinado contra mudança de prédio do CAPS AD

A mudança da sede do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) anunciada na semana passada pela Prefeitura de Limeira vem gerando preocupação por parte de familiares e pacientes atendidos no local. Segundo informações do Fórum Limeirense da Luta Antimanicomial, sem diálogo e nem consulta à população, muito menos com seus usuários, a Secretaria de Saúde tomou a decisão de mudar o serviço de endereço, para um bairro residencial longe do centro, utilizando a justificativa da necessidade de manutenção do prédio atual.

Podendo dificultar o acesso da população, formada também por pessoas em situação de rua, o Fórum informou em nota enviada para a Gazeta de Limeira que a mudança pode impedir a continuidade dos tratamentos, afetando ou regredindo a saúde dos usuários do serviço. Um abaixo assinado vem sendo elaborado por familiares e pacientes e será entregue a Prefeitura solicitando um local mais próximo da região central.

O Fórum Limeirense da Luta Antimanicomial que é formado por pacientes e profissionais da área de psicologia informou pretende dialogar com a Prefeitura e procurar apoio dos vereadores. “No dia 23 de maio, segunda-feira, acordamos com a notícia da previsão de mudança de endereço do CAPS AD. Compreende-se a necessidade de melhorias no equipamento, mas de nada adianta um edifício com maiores condições de atendimento se a sua localização for um impedimento ao acesso de quem precisa dele”, afirma. O grupo que se reúne mensalmente também vem estudando outros locais próximos da região central para apresentar ao Executivo.

Devido a mudança, os atendimentos agendados estão suspensos, temporariamente. Contudo, o atendimento espontâneo está mantido na unidade da Vila Cláudia – nesse caso, quem procurar pelo serviço, terá o encaminhamento necessário e o agendamento será feito para o novo endereço – esse atendimento está previsto para ser retomado em 6 de junho, após o processo de mudança. Todos os serviços serão transferidos para o novo local.

CAPS AD realiza em média, 900 atendimentos por mês

Localizada hoje na Rua Piauí, 754, na Vila Cláudia, a unidade passará a funcionar na Rua Vicente de Felice, 112, Jardim Ouro Verde. O Caps AD é responsável por acolhimento, triagem de pacientes, atendimento médico, de enfermagem e multidisciplinar – com terapia individual, terapia em grupo, reuniões de familiares, assembleias entre pacientes e familiares, oficinas terapêuticas, visitas e atendimento domiciliar.

A equipe é formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, enfermeiros, psiquiatra e clínico geral. O serviço público de saúde é responsável pelo cuidado de pessoas com transtornos mentais graves decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

No dia 20 de maio, a Prefeitura divulgou que a medida visa proporcionar a pacientes, famílias e equipe melhores condições de atendimento e de trabalho. “A nova sede tem área física maior, com maior número de ambientes internos e melhor estrutura, além de ter uma área externa ampla e bastante agradável para a realização de atividades diversas”.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login