Limeira está entre as 50 cidades mais empreendedoras do país
Neste dia 1º de maio é comemorado o Dia do Trabalhador. Em meio a tantos desafios enfrentados no mercado de trabalho, com a pandemia e o colapso na economia, os empresários precisaram se reinventar para se destacar no mercado. As vendas e o atendimento online foram primordiais nos últimos dois anos e em Limeira, a população se mostrou focada em empreender. Tanto, que a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) divulgou o ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022 e Limeira, conforme o levantamento, está entre os 50 municípios melhores ranqueados.
O Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022 é um instrumento de avaliação voltado para gestores públicos e organizações de apoio interessadas em gerar impactos na economia de seu município a partir do fomento à atividade empreendedora, assim como para empreendedores que queiram expandir seus negócios e para a mídia, que busca análises e dados qualificados.
O ranking leva em consideração sete fatores para o sucesso do empreendedorismo: ambiente regulatório; infraestrutura; mercado; capital financeiro; inovação; capital humano; e cultura empreendedora. Limeira está na 43ª colocação, à frente, por exemplo, de Piracicaba (46ª). No total, foram avaliados os 101 municípios mais populosos do país.
Um dos incentivadores do empreendedorismo na cidade é a Fábrica de Inovação (FDI) de Limeira, gestora do Arranjo Produtivo Local (APL) em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) onde atua com startups, instituições de ensino, associações, comunidade e governo, para o desenvolvimento social e econômico da cidade.
Para fomentar o empreendedorismo, a FDI tem uma parceria importante com o Sebrae e promove articulação, interação, cooperação e aprendizado entre as empresas e outros participantes do ecossistema de inovação, como a Prefeitura de Limeira, governos estadual e federal.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login