Alunos de Limeira defendem projeto em competição nacional de Robótica
A Equipe Stardust formada oito por alunos do Sesi Limeira vai participar do Torneio de Robótica First Lego League Cargo Connect, entre os dias 27 e 29 maio na capital paulista para defender o projeto Log Pose. Pautados pela solução e inovação os alunos do 7º ao 9 ano do fundamental idealizaram um sistema para auxiliar de forma ágil a identificação da localização de produtos em estoques, ou armazéns das empresas de forma visual e prática.
A operação ocorre de forma simples, o operador seleciona o produto em um aplicativo via celular ou tablet, e por meio do códigos de barras aciona um dispositivo que o localizará digitalmente, simultaneamente há o disparo de um sinal luminoso na posição exata do produto disponível no estoque.
Para construir o sistema a equipe considerou três tópicos dos Objetivos Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU são eles: cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção sustentáveis, indústria, infraestrutura e inovação. Elementos que possibilitando ao Log Pose a caracterização de um projeto sustentável.
Na etapa regional, em março deste ano a Equipe Stardust conquistou o 5º lugar defendendo o defendendo o Log Pose, e conquistou o avanço para a fase nacional que será realizada no fim de maio. Integrante da Equipe Stardust, Beatriz Barbosa aluna do 9ºano do ensino fundamental II relata o sentimento da equipe na competição. “Estamos num processo muito amplo de aprendizado, além disso, por sermos unidades diferente do Sesi fizemos uma forte amizade. Seguimos a filosofia de Elon Musk: "Esteja sempre pensando em como você pode fazer melhor!", estamos evoluindo muito como equipe e como amigos, procurando sempre melhorar para avançar cada etapa do FLL.”, conclui.
De acordo Thiego Garrito, técnico orientador da equipe o momento é de reconhecimento e entusiasmo, “A equipe está preparada para mostrar os talentos e habilidades para o público além de adquirir novas conquistas, porém todos aprendemos muito chegando nesta etapa da competição, guardaremos essa lembrança para sempre”, afirma.
Na First Lego League – FLL os participantes aplicam conceitos de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) na criação de projetos de inovação, além de construir e programar robôs para cumprir missões determinadas pelo campeonato. Na temporada 2021/2022 os participantes foram desafiados a pensar o futuro do transporte solucionando problemas inerentes ao carregamento de produtos, denominado Cargo Connect.
O Torneio é idealizado por uma empresa ligada ao Massachusetts Institute of Technology: MIT nos EUA, chamada First. Em parceria com a LEGO, anualmente lançam um tema para os alunos trabalharem em três frentes: Projeto de Inovação, Design e Desempenho de Robô e Trabalho em Equipe.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login