Medula óssea: campanha cadastra voluntários em Limeira
O Hemocentro de Campinas e a Associação Cirurgiões da Alegria programaram para 7 de maio uma campanha de medula óssea em Limeira. A ação ocorre das 10h às 14h, no Senai, que fica na Praça Antônio de Queiroz, 72, no Jardim Mercedes.
A iniciativa é voltada a pessoas de 18 a 35 anos, que estejam em boas condições de saúde. Para participar do cadastramento, é necessário apresentar documento de identificação com foto. A campanha tem apoio do Senai, do Lions Club Limeira Norte e da Prefeitura de Limeira.
No dia da campanha, não haverá doação de medula, apenas o cadastramento de voluntários, que terão uma amostra de sangue coletada, como se faz em exames de laboratório. Em seguida, essas as amostras serão analisadas por um laboratório especializado, que enviará os resultados ao Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) - um banco de dados que reúne informações de voluntários dispostos a fazer a doação.
Quando algum paciente precisa de transplante de medula, um sistema informatizado cruza as informações genéticas dele com os doadores cadastrados no Redome. Se houver compatibilidade genética, a pessoa é contatada para efetivar a doação. Porém, a chance de um paciente encontrar um doador é de 1 a cada 100 mil.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login