Foto de capa da notícia

Em protesto, aposentados e motoristas cobram apoio de vereadores

O Sindsel (Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Limeira) fez uso da tribuna livre da Câmara para pedir apoio dos vereadores pela permanência do Vale Alimentação para cerca de 1 mil aposentados que hoje estão beneficiados pela Prefeitura. O ato ocorreu na segunda-feira, 18, durante a sessão ordinária.

Segundo a diretoria, a Gestão Municipal anunciou o corte dos vales dos aposentados no início da Campanha Salarial, e só retirou temporariamente após muita pressão do Sindicato e dos Servidores que tomaram como uma das pautas primordiais a luta dos aposentados. “O Governo Botion se comprometeu a realizar um estudo de lei e continuar mantendo o benefício, mas na última mesa de negociação apresentaram o problema como uma questão encerrada”, informou.

O sindicato reiterou que se retirado o benefício, a Administração estará comprometendo a alimentação de muitas famílias. “A média salarial desses aposentados já é muita baixa, e não possibilita que o custeio da alimentação seja mais um ponto somado aos gastos de remédios, comuns nessa fase de nossas vidas. Cidades como Campinas e Araras já criaram lei própria e continuam pagando Vale Alimentação aos aposentados, Limeira teve a contribuição desses aposentados por muitos anos quando ainda eram efetivos, tanto na previdência quanto na promoção do serviço público à população, e não pode deixá-los de fora nesse momento que mais precisam. A fome não deve ser uma opção para o Governo Botion”, destacou em nota.

Outro assunto abordado foi o fim da congruência de meia diária e diária inteira para os motoristas de ambulâncias. “Esses trabalhadores estão sofrendo com a valorização e sucateamento de suas funções, pois além de não contar sempre com as diárias, ainda não possuem horário de almoço tendo que se alimentar muitas vezes em condições precárias. Não é viável os motoristas andarem com marmitas dentro de uma viatura que carrega pessoas doentes, sem nem ao menos ter o direito de comprar o seu próprio alimento, ou parar para alimentar e ou fazer suas necessidades quando sentir vontade”, disse.

Os motoristas já apontam seus problemas há algum tempo e a Secretaria de Saúde chegou a se posicionar dizendo que resolveria essas demandas após o fim da Campanha Salarial, mas desde então nada se resolveu. A categoria pode entrar em greve a qualquer momento.

Ontem, o Sindsel protocolou um ofício informando a Prefeitura que a partir da próxima quarta-feira (27) os motoristas de ambulância só cumprirão sua jornada de trabalho 12x36. “Isso preocupa o Sindicato pois não será atendido às necessidades da população de Limeira, visto que para dar conta dessa escala muitos motoristas precisam fazer horas extras diariamente, por conta das consultas fora da cidade. Os vereadores se comprometeram a apoiar o movimento de aposentados e motoristas, e fazer a intermediação entre o Sindicato e a Prefeitura.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login