Missa da Quarta-feira de Cinzas será às 19h30 na Catedral
A Quarta-feira de Cinzas foi instituída há muito tempo na Igreja; dia que marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. Para marcar a data em Limeira, a Missa na Catedral será as 19h30 presidida pelo Dom Jose Roberto com abertura da Campanha da Fraternidade 2022. O tema este ano é “Fala com sabedoria, ensina com amor”.
“Na prática religiosa, a cinza está presente como elemento simbólico da prática penitencial. A advertência de Javé, por meio dos profetas conclama o povo desobediente e infiel a se converter marcando sua cabeça com cinzas e cobrindo seu corpo com sacos”, explica o padre Benedito Tadeu Rosa.
O ritual das cinzas torna-se comum a todos os cristãos no início da Quaresma como apelo da transformação da própria vida. “Na celebração Eucarística da Quarta-feira de cinzas, o ritual da benção, se realiza depois da homilia e pede-se a Deus a purificação do espírito, e do coração, para celebrar dignamente o mistério Pascal”, disse.
O padre ressalta que a Quarta-feira de cinzas, não é um simples ritual que se faz logo após os três dias de Carnaval. “Para o cristão autêntico é o início de uma nova proposta de vida, vida nova vivência dos ensinamentos de Jesus. Que nesta Quaresma, possamos tomar muito a sério o sentido da penitência; o procuramos nos dias em que as Igrejas marcam as confissões com a presença de nossos diversos sacerdotes; e fazermos uma boa e santa confissão”, ressalta.
Campanha da Fraternidade 2022
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança, na Quarta-feira de Cinzas, 2 de março, a Campanha da Fraternidade (CF) de 2022. O tema deste ano é: “Fraternidade e Educação”, e o lema, extraído de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”.
A presidência da CNBB informou que se trata de uma campanha que, mais do que abordar outro aspecto específico da problemática educacional, vai refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva católico-cristã.
Nessa perspectiva, a educação é compreendida não apenas com um ato escolar, com transmissão de conteúdo ou preparação técnica para o mundo do trabalho, mas de um processo que envolve uma “comunidade” ampliada que inclui todos os atores (família, Igreja, Estado e sociedade).
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