JOMI: Prefeito barra participação dos atletas e Limeira fica de fora
Os Jogos da Melhor Idade (JOMI) deste ano acontece na cidade de Casa Branca, de 21 a 24 abril, mas Limeira não deve participar. A informação foi dada pelo prefeito Mario Botion em uma reunião que aconteceu na última terça-feira, no Teatro Nair Belo, com alguns dos atletas. “O prefeito disse que o município não iria participar dos jogos porque não recebeu nenhuma garantia de segurança para nós”, revelou Valter Fernandez, de 69 anos, um dos monitores da 3ª idade e atleta do tênis de mesa de Limeira.
“Estamos todos indignados com essa notícia, tanto nós do tênis de mesa quanto os colegas do vôlei adaptado. Treinamos bastante para os jogos. Eu até venci uma seletiva com nosso treinador, Boro. É lamentável tudo isso porque Limeira tem potencial, foi a segunda colocada na última competição”, acrescentou.
A professora Glaucia Bill é responsável pelo voleibol adaptado e conta que os alunos estão bastante abalados. “Sou efetiva há 21 anos na Secretaria de Esportes e são 12 anos à frente do voleibol adaptado. Hoje, somos conhecidos no estado todo, Limeira é conceituada nesse esporte e respeitada. Temos muitos resultados positivos, mas o melhor resultado está na promoção da saúde e autoestima dos nossos participantes. Temos ex-viciados de fumo, de álcool, de jogos de azar e até ex-depressivos. Esse é o valor do nosso esporte”, explica.
Glaucia afirma ainda que a forma com que a notícia chegou até ela, a levou a refletir sobre a arbitrariedade de um gestor e o quanto a política pode influenciar valores, ofuscando necessidades e qualidades. “Professor é um profissional desvalorizado tanto financeira como profissionalmente. Não somos consultados, não querem nossa sugestão nem opinião. Somos os últimos a saber das decisões que envolvem nossas funções e ações perante os grupos que ‘lideramos’. Não sei o real motivo de Limeira ter ficado de fora do JOMI, quero acreditar que seja prudência. Mas soube que as exigências por parte do município foram além dos protocolos de saúde exigido até o momento e impossíveis de serem acatadas pelo Estado", revela.
DEPOIMENTOS
- Marilda, 74 anos, é atleta de voleibol adaptado e disse que assim como seus colegas, está muito triste. “Para mim foi um tapa na cara, chorei muito quando soube porque treinamos bastante. Você não imagina o quanto é importante para nós essa atividade. Eu quebrei o fêmur há 9 anos, precisei colocar três pinos, mas voltei a jogar dois anos depois. O médico dizia que eu iria andar de cadeira de rodas, mas graças a Deus e ao esporte estou aqui jogando. Então, para muitos de nós essa atividade é uma válvula de escape, uma forma de fugir da depressão e, por isso, saber que não vamos participar dos jogos foi um baque”, desabafa.
- A atleta Izabel Spinelli, 61 anos, é mais uma das idosas que ficaram chateadas com a decisão. “Eu achei uma atitude desumana com o idoso ativo, porque estávamos esperando esses jogos com muita alegria. Esse esporte traz muitos benefícios. Se vários idosos já estavam ‘pra baixo’ nesse período de pandemia, agora piorou a situação. Eu estava muito empolgada. Pense em uma pessoa feliz com a possibilidade de jogar. Esperei por dois anos para estrear na competição e agora recebo essa notícia”, lamenta.
- Claudio Ap. Siqueira, 66 anos, também é atleta e lamentou. “Realmente foi uma decisão que frustrou nossa equipe. Em 2019 ficamos vice-campeão, perdemos para Mogi Guaçu na final, em São João da Boa Vista. Estávamos aguardando esses jogos desde 2020. Nós até queríamos propor a assinatura de um termo de responsabilidade isentando a Prefeitura qualquer tipo de problema, isentando inclusive a nossa professora e técnica que é uma guerreira”, desabafa.
“Para mim, o Ceprosom não tinha participantes para representar a cidade nas atividades de coreografia e dança de salão e por isso resolveram vetar a participação de Limeira. Simplesmente tolheram a terceira idade”. “Os times ficaram bastante desmotivado, tanto o feminino quanto o masculino, mas por conta dos nossos bons resultados recebemos convites de outras cidades para jogar, como Rio Claro, Itatiba, São Pedro e Louveira. Isso mostra o quanto o time é competitivo”, finaliza.
SECRETARIA DE ESPORTE DO ESTADO DE SP
A Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo informou à Gazeta que segue rigorosamente as determinações do Centro de Contingência à Covid-19 do Governo de São Paulo em todas suas competições e eventos. “A Pasta não recebeu qualquer comunicação oficial da Prefeitura de Limeira em relação aos Jogos da Melhor Idade (JOMI)”, cita.
Waguinho questiona Executivo sobre participação dos idosos
Procurado por alguns idosos, o vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania) protocolou ontem requerimento à Prefeitura com questionamentos acerca da participação dos idosos no JOMI deste ano. “Atletas e membros de grupos de 3ª idade estão atônicos com a decisão do prefeito de impedir a participação de Limeira nos Jogos da Melhor Idade”, cita na justificativa.
“É inaceitável essa atitude do Governo em retirar o direito dos idosos de competir, passaram tanto tempo sem atividades presenciais e agora que estamos voltando às atividades normais os atletas são pegos de surpresa. O Centro do Idoso onde tinha várias atividades para eles está fechado e agora essa de não poder participar é assim que esse governo trata nossos idosos”, disse o parlamentar.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login