Foto de capa da notícia

Imposto de Renda pode beneficiar crianças, adolescentes e idosos

Quem declara anualmente o imposto de renda pode contribuir financeiramente para uma causa social e sem precisar gastar nem mesmo um real. A Receita Federal informa que isso é possível por meio da destinação de parte do seu Imposto de Renda.

Ao preencher sua Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022, se optar pela tributação por deduções legais, o contribuinte consegue destinar até 3% do imposto devido para os fundos da criança e do adolescente e até mais 3% para os fundos do idoso. E o melhor: pode destinar tanto quem tem saldo de imposto a pagar quanto quem tem saldo de imposto a restituir.

Em 2021, os contribuintes que moram no estado de São Paulo e entregaram a declaração no modelo completo poderiam ter destinado um total de quase R$ 2,5 bilhões. Porém, as destinações efetivamente realizadas totalizaram apenas cerca de R$ 48 milhões. Esse número representa menos de 2% do que poderia ter sido alcançado.

O potencial de destinação de 2022 só será conhecido após a entrega de todas as declarações. Contudo, ele deve ser ainda maior do que em 2021. São valores que podem fazer muita diferença na vida de milhares de crianças, adolescentes e idosos. Por isso, não perca essa oportunidade!

SAIBA COMO DESTINAR

Para destinar parte do seu Imposto de Renda diretamente na declaração, é preciso optar pela tributação por deduções legais, popularmente conhecida como declaração no modelo completo.  Primeiro deve preencher toda a declaração, inclusive a ficha "Doações efetuadas", caso tenha feito alguma destinação ao longo de 2021. Depois, na ficha "Doações Diretamente na Declaração" e escolher entre "Criança e Adolescente" ou "Idoso" e clicar em "novo".

Na tela que se abre, já é possível encontrar a informação de quanto pode destinar para aquele tipo de fundo ("Criança e Adolescente" ou "Idoso"). Daí basta escolher para quais dos fundos cadastrados quer destinar e quanto e clicar em "OK". O contribuinte pode dividir o valor disponível entre mais de um fundo ou destinar o valor total para apenas um. 

“Se selecionou primeiro a opção "Criança e Adolescente", lembre-se de que ainda pode destinar para os fundos do idoso, e vice-versa. Se tiver alguma dúvida durante o preenchimento, acesse o menu "Ajuda" do Programa Gerador da Declaração (PGD) clicando na tecla F1 do teclado do computador”, explica a Receita Federal.

Depois de transmitir a declaração, é só imprimir o(s) Darf(s) e pagar até o último dia do prazo de entrega da declaração. É importante lembrar que é gerado um Darf para cada fundo que escolheu. Se apurar o saldo de imposto a pagar, o valor total destinado será abatido do que o contribuinte deveria pagar de imposto. Já se apurou saldo de imposto a restituir, o valor total destinado será somado à sua restituição e devolvido com atualização pela Taxa Selic em um dos lotes de restituição do IRPF 2022. Vale lembrar que a declaração só terminará de ser processada quando o sistema da Receita Federal detectar que o Darf da destinação foi pago e que não há nenhuma outra pendência.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login