Foto de capa da notícia

Câmara aprova projeto de digitalização de prontuários do SUS

Os vereadores aprovaram na última sessão ordinária o projeto de lei de iniciativa do vereador Elias Barbosa (PSC) que assegura a inclusão de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em base de dados eletrônica e integrada. O projeto foi aprovado com uma emenda do vereador Dr. Júlio (União Brasil), para preservar o sigilo dos dados do paciente. A proposta segue agora para sanção do prefeito Mario Botion.

O sistema de informações gerenciado por meio de software deverá abranger todos os serviços prestados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), centros de saúde da família, unidades de pronto atendimento e hospitais públicos em Limeira.  O prontuário deverá estar acessível ao médico no momento de consulta, dando a ele o histórico clinico do paciente.

Na justificativa à proposta, o vereador Elias argumentou que o prontuário eletrônico integrado torna os serviços em saúde mais humanizados e com menor custo para o município. “A prestação dos serviços públicos precisa ser disponibilizada tanto quanto possível por meios digitais integrados e de fácil acesso”, mencionou o proponente. 

O parlamentar explicou ainda que o prontuário do paciente é definido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), sendo constituído por informações geradas a partir de acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada. O documento, conforme Elias Barbosa, é de caráter legal, sigiloso e científico, que possibilita a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo. 

Com a base de dados disponibilizada de forma on-line e com o histórico atualizado do paciente, o autor do projeto salientou que haverá mais praticidade de acesso “de todas as informações necessárias já prontas e integradas ao sistema, oferecendo eficiência, transparência e facilidade”.      

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login