Vereadores questionam fila de 3,1 mil cirurgias em Limeira
A gestão de fila de espera para acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) em Limeira voltou a ser tema da reunião da Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo, na quinta-feira (10). Desta vez, os vereadores questionam sobre as 3.122 cirurgias eletivas represadas. O dado é da Prefeitura e se refere a dezembro de 2021. O colegiado quer que a administração municipal informe qual solução será adotada para diminuir a espera dos munícipes.
O presidente da Comissão, Everton Ferreira (PSD), explicou que a quantidade de cirurgias é relativa ao número de procedimentos e não necessariamente a quantas pessoas estão na fila, uma vez que um usuário pode ter solicitado mais de um tipo de cirurgia, por exemplo.
Uma relação detalhada das cirurgias foi fornecida pela Secretaria Municipal de Saúde, em resposta ao colegiado. A íntegra do documento está disponível para acesso por meio da ata da reunião. A área de oftalmologia ficou no topo de demandas represadas, com 805 procedimentos em espera. Em seguida, estão as cirurgias gerais, que correspondem a 652, e ortopedia, 482.
A pandemia de coronavírus foi apontada pelo vereador Everton como um dos motivos para que a fila aumentasse no ano passado. Ele defendeu que, apesar desse cenário, as outras demandas da saúde também devem ser priorizadas. “A pandemia atrasou, mas a Prefeitura deve buscar uma solução, porque, além da covid-19, outras doenças precisam ser tratadas”, argumentou o presidente da Comissão.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login