Foto de capa da notícia

Limeira tem aumento de internações de crianças por Covid-19

O número de internações de crianças menores de 12 anos devido à Covid-19 aumentou em 2022. O levantamento realizado pela Secretaria de Saúde apontou um crescimento significativo nas internações no comparativo entre 2021, o que segundo a pasta, está ligado às novas variantes do vírus. A preocupação também é com relação a baixa procura pela vacinação das crianças, até o momento.

Durante todo o ano de 2021, 15 crianças menores de 12 anos ficaram internadas em decorrência do coronavírus, entre Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria. Já em 2022, em um mês, 19 crianças já precisaram ser internadas no município. "Isso nos preocupa e está relacionado à maior circulação do vírus e à alta capacidade de contágio da variante ômicron", explica o secretário de Saúde, Vitor Santos.

O diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari reforça que a vacinação, aliada aos protocolos sanitários, é a única forma de frear a circulação do vírus, em especial da variante. "Por isso, é primordial que os pais levem as crianças para se vacinar. Temos hoje cinco pontos de vacinação específicos para esse público e já vamos ampliar a oferta da imunização aos sábados, com mais uma unidade exclusiva para as crianças", afirma.

Até o momento, de acordo com a pasta, cerca de 4,5 mil crianças receberam a primeira dose contra o coronavírus no município. "Infelizmente, esse número está abaixo da nossa estimativa, que varia entre 20 mil e 25 mil crianças em Limeira. É importante reforçar que as vacinas disponibilizadas para as crianças, a CoronaVac e a Pfizer pediátrica, são seguras e foram aprovadas pela Anvisa, uma agência séria que tem o objetivo de proteger a saúde da população", destaca o secretário Vitor Santos.

Atualmente, todas as crianças de 5 a 11 anos podem se vacinar contra a Covid-19. A Secretaria de Saúde ressalta a necessidade de os pais seguirem a recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde de que seja respeitado um intervalo de 15 dias entre a vacina contra a Covid-19 e as vacinas de rotina.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login