Limeira confirma apenas dois casos de dengue este ano
A prefeitura de Limeira atualizou, na última sexta-feira (18), os dados epidemiológicos referentes a dengue, zika e chikungunya. Em dois meses, o município divulgou dois casos confirmados de dengue, 80 casos descartados e 45 em aberto.
O quadro atualizado também mostra duas notificações de chikungunya, sendo um em aberto e um descartado. Sobre o zika vírus, Limeira tem três casos descartados. A prefeitura não atualizava os casos desde o dia 26 de janeiro.
Em 2021, no mesmo período, a cidade registrava 379 casos confirmados de dengue, 1.659 descartados e 2 em aberto. Sobre as demais arboviroses, haviam 11 casos confirmados de chikungunya e 16 descartados e de zika vírus, 10 casos descartados.
Nesta mesma época em 2020, os dados apontavam que Limeira registrava 5.698 notificações, sendo 1.643 casos confirmados, 3.919 casos descartados e 136 em aberto. Foram descartados 31 casos de chikungunya e 15 de zika vírus.
MUTIRÃO CONTRA A DENGUE
A Divisão de Vigilância de Zoonoses de Limeira divulgou ontem o balanço do mutirão contra o Aedes aegypti, realizado no último sábado (19). Durante a ação, os agentes visitaram 2.393 imóveis, nos bairros Belinha Ometto, Abílio Pedro e São Francisco. Foram identificados 187 criadouros do mosquito, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.
Do total de criadouros, 112 continham água e 15 apresentavam larvas. Segundo a gerente da Divisão de Vigilância de Zoonoses, Pedrina Ap. Rodrigues Costa, as larvas estavam em embalagens plásticas, latas, balde, bebedouro de animais, bromélias, ralo externo, vaso de planta, entre outros.
REGIÃO
Também foram solicitados os dados epidemiológicos das cidades de circulação da Gazeta. Em Iracemápolis, até o momento, foram registrados 5 casos positivos de dengue. Em Artur Nogueira, foram 17 casos notificados e apenas um caso confirmado. Em Cordeirópolis, a Vigilância Epidemiológica informou 2 casos confirmados e 9 notificados.
Em todo o estado de São Paulo, foram contabilizados, mais de 4 mil casos de dengue até o momento. Em 2021, foram registrados 143,9 mil casos de dengue e 66 mortes pela doença. Neste ano houve um óbito causado pela dengue. Em 2020, ano em que São Paulo teve grande surto de dengue, ocorreram 195,8 mil casos e 144 mortes.
De acordo com a secretaria de Saúde, as principais medidas de prevenção ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, são deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulem água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; eliminar pratos de vaso de planta ou usar um que seja bem ajustado ao vaso; descartar pneus usados em postos de coleta das prefeituras.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login