Foto de capa da notícia

Educação Ambiental: Escoteiros incentivam ações sustentáveis

“Educar para a Vida”: esse é o lema dos escoteiros do Brasil, que tem como o propósito de transformar os jovens em cidadãos ativos, que sejam úteis em suas comunidades e ajudem a construir um mundo melhor. Neste Dia Mundial da Educação Ambiental, a diretora presidente do Grupo Escoteiro Limeira 362º, Rosângela Faccioni Bezerra, destaca a importância do movimento aos jovens e o trabalho do grupo para o desenvolvimento sustentável dentro da comunidade.

Há 14 anos, o grupo vem promovendo diversas atividades na cidade e no 23º Distrito de Abaeté, ao qual integra com mais 12 grupos da região. Com a pandemia, as atividades presenciais foram suspensas, o que diminuiu nos últimos meses o número de escoteiros. “Com tantas aulas online, os jovens ficaram sobrecarregados com atividades remotas e no escoteiro, boa parte das ações são práticas através de programas educativos. A previsão era retornar neste mês de fevereiro, mas com as variantes e o surto de influenza, decidimos adiar para março”, conta.

Mesmo com a queda de participantes (hoje com apenas 23 membros) a presidente enfatiza que já tem lista de espera. “Eles aguardam o retorno das atividades presenciais. Ter contato novamente com a natureza, com projetos sociais e com o engajamento de ações na comunidade. Estamos ansiosos para revê-los e recebê-los”, afirma.

Baseados na Promessa e na Lei Escoteira, o grupo ajuda na construção social e ambiental da sociedade. “Um dos nossos lemas é sempre deixar o local que usamos melhor do que encontramos. O meio ambiente pertence a todos nós, é uma sementinha que plantamos diariamente, através de boas práticas e dando exemplo a nossos amigos, familiares e comunidade em geral”, destaca.

CAMPANHA

Integrando ações ambientais e sociais, o grupo também participa da campanha Lacre do Amor, promovida pelo Grupo Libertadores do Riso, onde através da arrecadação de lacres de alumínio e de tampinhas plásticas, os voluntários adquirem cadeiras de rodas para entidades assistenciais. Na última campanha foram 20 cadeiras de rodas e a meta para 2022, é conseguir dobrar essa quantidade e adquirir também cadeiras de banho.  A campanha também conta com a participação dos Escoteiros Tatuibi 51 e Clube dos Desbravadores. Em outra ação, o grupo conseguiu arrecadar 3,5 mil kg de vidro. “Isso transformado em dinheiro não significa muito, mas para o meio ambiente faz toda a diferença”, disse.

Segundo os Escoteiros do Brasil, o movimento foi criado para o jovem, e também feito por eles, com o auxílio de adultos voluntários. Se chama movimento por estar sempre em constante transformação, acompanhando as mudanças da geração, mas sem perder seu propósito educacional. “Não adianta cobrar atitudes sustentáveis dos jovens, se não há exemplos dentro de casa. O movimento flui melhor com o envolvimento da família e esse voluntariado também contribui para ações dentro da comunidade. É uma corrente de pequenas ações para transformar o mundo”, finaliza a presidente.

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login