Foto de capa da notícia

2022 traz esperança às famílias que acreditam em um ano melhor

Os dois últimos anos foram extremamente desafiadores e repletos de incertezas. A pandemia que impactou a humanidade deu sinais de que está chegando ao fim, mas, apesar desses indícios e do avanço da vacinação, o anúncio de novas variantes ainda deixa dúvidas quanto à retomada da “vida normal”. Muitos especialistas acreditam que ainda não é o momento de retomar todas atividades presenciais. Diante desse cenário, alguns líderes religiosos reforçam a importância da esperança e da perseverança neste ano que se inicia.

IGREJA PRESBITERIANA

O reverendo Nilton Tomazini da Igreja Presbiteriana de Limeira acredita que a fé e a esperança sejam essenciais.

“Mais um ano se finda, 2021 foi um ano de muitas lutas, perdas e incertezas, mas também de bênçãos incontáveis. Deus tem sustentado nossa vida e protegeu nossa família no decorrer do ano. Agora, 2022 vem, mas ainda estamos receosos de como será. Diante disso, precisamos estar com os olhos fitos naquele que é eterno, Deus, nosso Senhor, porque Ele é nosso refúgio e socorro em tempos de aflição e tribulação (salmo 46).

Quando entendemos isso e colocamos nosso coração no Senhor, sabemos que um ano abençoado não é definido pela cor da roupa que usamos na passagem de ano, por comer esse ou aquele alimento para ter sorte ou porque “profetizamos” ou sonhamos algo melhor, mas um Ano Novo será abençoado porque Cristo está conosco. É isso que faz 2022 ser uma benção, porque, independente das circunstâncias, sejam eles boas ou ruins, aquele que é o dono de 2022 estará conosco todos os dias. Espere em Deus, creia que ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que você tem sonhado, planejado e orado para 2022”, finaliza.

IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA

Para o pastor Péricles Barbosa, da igreja Adventista do Sétimo dia de Limeira, o momento emblemático da virada do ano, com a contagem regressiva e fogos de artifício, é celebrado mundo afora como o marco não apenas de uma transição de ano, mas de mudanças de vida. “É nessa reta final de dezembro que montamos lista de prioridades, revemos o que planejamos e não cumprimos, e refazemos planos e projetos para o ano que chega a ser melhor do que aquele que acabou de passar. É tempo para refletir e reorganizar as ideias, não apenas para festejar. É como se ganhássemos uma página em branco, e entendêssemos: é possível recomeçar”.

“Bem, talvez nem todos pensem assim, mas analise comigo: não é só um dia a mais? Confesso que, racionalmente, sou levado a esse pensamento muitas vezes. É o sistema cronológico do tempo seguindo o seu curso pragmático, não um milagre que nos muda da noite por dia, certo? É uma outra forma de enxergar a situação também. Mas entre o extremo do “milagre da virada” e do “é só um dia mais na história”, há um hiato muitas vezes incompreendido. E essa lacuna se chama ‘graça’”.

“Mas, o que é "graça"? Essa palavra do meio religioso é facilmente entendida em diferentes situações, mesmo por quem não é devoto. Graça é receber algo sem ter que entregar nada em troca. É uma dádiva, pura e simples. Pois bem! Nessa lacuna que a contagem do ano novo nos traz, enxergo na simples mudança de um dia para o outro, a infinita graça de um Deus sublime. Se eu assim compreender, recebo uma página em branco sim - que não desmerece todo o livro que venho escrevendo logo atrás - mas que me dá a possibilidade de um novo capítulo, e de tomar novas decisões, sobretudo, espirituais. Porque "graça", no seu sentido amplo e completo, é um atributo praticado pelo próprio Deus para com a humanidade: “Porque a graça de Deus se tornou salvadora a todos os homens” (Tito 2:11)”.

“Não quero acordar no dia 1º de janeiro pensando que apenas celebrei, soltei fogos, e fiz novas promessas para melhorar hábitos e conquistar bens. Quero reconhecer e ser grato por tudo que recebi, mesmo sem merecer, pela graça dAquele que foi capaz de doar a própria vida por mim. Só precisamos disso. “Minha graça é suficiente a você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Coríntios 12:9). Quando recebo a graça, coloco todo o meu ser nas mãos de Deus, e deixo que Ele conduza a minha vida segundo a Sua vontade. Se eu e você fizermos isso, não teremos apenas mais uma virada de ano, mas sim, da nossa história”, finaliza o pastor.

IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR

Os pastores, Ciro Lago e Ozaide Cabral do Lago, da igreja Quadrangular de Limeira também deixaram sua mensagem: “Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo”. (Isaías 43:19 NVI). Essa é a palavra profética e tema para esse novo ano, onde viveremos em novidade de vida, alicerçados na palavra e com nossos olhos fitos em Jesus, veremos caminhos no deserto, provisão em meio às dificuldades, milagres, sinais e maravilhas. Oramos para que as bênçãos de Deus sejam derramadas sobre todos os lares de nossa amada Limeira, a todos um abençoado 2022”.

IGREJA CATÓLICA

Em mensagem por ocasião do início de um novo ano, o arcebispo e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, aponta que a humanidade deve compreender que o chamado ‘novo normal’ não pode significar uma volta ao passado. “As atitudes egoístas, o consumo sem limite, o descaso com a casa comum e a indiferença em relação aos mais pobres têm provocado muitos adoecimentos, o novo ano precisa inspirar mudanças profundas. Essas transformações devem começar na interioridade de cada um de nós”, disse.

Dom Walmor ressaltou ainda que os cristãos têm o desafio de apontar o caminho da fraternidade, amizade social, a partir de gestos de solidariedade e defesa dos direitos e da justiça. “A meta para 2022 precisa ser construir, reconstruir, sempre mais a fraternidade, amizade social, sobre os pilares da solidariedade e dos ensinamentos de Jesus Cristo nosso Senhor”, apontou.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login