Horário ampliado movimenta comércio de Limeira
O Natal é a principal data para o comércio e após o último ano de prejuízos devido à pandemia da Covid-19, a expectativa dos lojistas é de que as vendas em 2021 sejam melhores dos que as do último período. A estimativa é positiva, mas segundo o presidente da ACIL (Associação Comercial e Industrial de Limeira) José Mário Bozza Gazzetta, o cenário ainda é de retomada e cautela.
Segundo ele, o horário estendido desde o dia 1º de dezembro foi proposto pelos próprios lojistas. “Em reunião no início do ano, os associados estipularam a antecipação da abertura à noite para estimular os consumidores e de uma certa forma, tentar suprir os prejuízos impostos pela quarentena da pandemia”, disse.
O balanço já é positivo, segundo José Mario. “Essa é uma data forte para o comércio, é a melhor época, não só para os comerciantes, mas para as famílias pelo fator significativo e religioso da data”, afirma. Este ano também foi marcado pelo retorno da presença do Bom Velhinho na Praça, em dias e horários específicos para receber as crianças. “A ideia de manter esse contato entre as crianças e o Papai Noel, mesmo mantendo duas cadeiras, o distanciamento e os protocolos sanitários, foi uma forma de resgatar esse sentimento de reciprocidade”, disse.
Além das visitas do Papai Noel, a Praça Toledo de Barros vem contando com atrações musicais, em parceria com a Secretaria de Cultura. “Os consumidores ainda estão receosos em fazer dívidas, mas todas as famílias garantem, ao menos, uma lembrancinha nessa época do ano. Trazendo atrações, conseguimos movimentar ainda mais o comércio. Os lojistas já estão satisfeitos com as vendas das últimas semanas”, garante.
Até o dia 23, de segunda à sexta-feira, as lojas abrem das 9h às 22h, aos sábados, das 9h às 18h e aos domingos, das 10h às 18h. Nas vésperas de Natal e Ano Novo, o comércio funcionará das 9h às 16h e nos dias 25 e 1º, as lojas não abrem. O calendário foi aprovado pela Sicomercio Limeira.
Embora otimista, o presidente enfatiza que o comércio vem retomando aos poucos. “Ainda estamos em um processo lento de recuperação. Os lojistas seguem com pé no chão, acredito que foi um aprendizado ao longo desses quase dois anos de pandemia. O cenário ainda é de cautela”, destaca.
Para 2022, a expectativa ainda é de uma postura defensiva. “Esse foi um reflexo dos últimos meses e acredito que o setor se manterá com cuidado, dando um passo de cada vez. A ACIL vem recuperando seus associados aos poucos, acreditamos que o setor vai melhorar cada vez mais e com a pandemia controlada e a vacinação avançando, nossa economia vai acelerar no próximo ano”, enfatiza.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login