Foto de capa da notícia

Fábrica de Inovação e Sebrae Piracicaba articulam ações

Parceria visa estabelecer metas para desenvolver o polo tecnológico de Limeira

Representantes da Fábrica de Inovação Limeira e do Sebrae Piracicaba sentaram-se à mesma mesa para estabelecer metas e ações que acelerem o desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informação. No encontro, realizado em Piracicaba, participaram o presidente da FDI Jefferson Penteado, o diretor técnico e de operações Fábio Zoppi Barrionuevo e o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall. Eles foram recebidos por Anderson dos Santos e pelo gerente do Sebrae Piracicaba Fabio Ravazi Gerlach.

“Tivemos uma primeira reunião muito produtiva com o Sebrae Piracicaba, saímos com os próximos passos clarificados. Na oportunidade apresentamos a Fábrica de Inovação, sua estrutura, projetos entregues e em andamento e as pessoas que os compõem, além de formalizar a Fábrica de Inovação como organização gestora do Arranjo Produtivo Local em Tecnologia da Informação e Comunicação [APL TIC] de Limeira”, explicou Fábio Barrionuevo.

Na contrapartida, os representantes do Sebrae apresentaram os projetos possíveis, com especial atenção para um mapeamento inicial dos empreendedores e empresas de tecnologia no sentido de articular essas ações de gestão, visando a profissionalização e consequente desenvolvimento do ecossistema empreendedor de Limeira.

“Creio que no trabalho voluntário que fazemos na Fábrica de Inovação, mostrar isso tudo logo de cara traz a credibilidade necessária para que o APL TIC evolua de maneira consistente”, observou Fábio.

O encontro contou também com as participações do diretor geral da FDI Marcelo Petrelli e Julia Gabriela, que atua na coordenação de eventos. Projeções de parcerias para 2022 foram debatidas e alinhadas na direção de estimular a Tríplice Hélice, que é a interação entre o governo, a academia e as empresas nestes projetos.

“Hoje o município conta com mais de 260 empresas ativas no desenvolvimento de hardwares, softwares e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação [TIC], a nós cabe a missão de oferecer a esses empreendedores oportunidades de crescimento e inovação”, destacou Marcelo Petrelli.

O diretor técnico e de operações Fábio Zoppi Barrionuevo deixa um convite aos empreendedores e colaboradores das empresas de tecnologia de Limeira: “quem ainda não conhece o nosso trabalho na Fábrica de Inovação, sugiro que nos procurem. Trabalhar no associativismo junto ao APL TIC favorecerá o acesso a recursos e competências especializadas em escala, em gestão e tecnologia, proporcionando maior produtividade, competitividade, e consequentemente, entrega de inovação ao mercado, que tem buscado a Transformação Digital nos negócios durante a pandemia, finalizou”.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login