Foto de capa da notícia

Do livro para o espaço físico: paisagista se destaca com projeto sustentável

Em 2012, o lançamento do livro “A Horta da Lelê”, de Fagner Zanetti, transformou o trabalho do paisagista. Destinado ao público infantil, a edição chegou a marca de 3 mil exemplares vendidos e dele, veio o projeto e a criação de seu espaço físico, localizado em Americana. Fagner também ministra aulas de jardinagem para escolas de toda a região e destacou que o empreendedorismo surgiu da necessidade de tornar as crianças os maiores fomentadores do meio ambiente.

Com base em uma experiência real vivida por ele e sua filha, Letícia, durante um passeio ao Jardim Botânico, Zanetti desenvolveu o enredo da história. A Horta da Lelê, de acordo com o autor, tem a proposta de envolver as crianças, de forma lúdica, com questões de preservação do meio ambiente, cultivo de hortas e alimentação saudável. “Além de promover a conscientização em relação ao reaproveitamento de materiais e preservação do meio ambiente, o livro e as oficinas também incentivam à alimentação saudável”, disse.

O objetivo de despertar o interesse das crianças pela natureza, pela preservação do meio ambiente e pela sustentabilidade por meio do ensino prático e teórico foi além. Fagner passou a ministrar em 2017 oficinas de jardinagem que já atendeu mais de 12 mil crianças em toda a região. Usando materiais recicláveis, as crianças aprendem a montar uma pequena horta em garrafa Pet; fazer uma estufa de germinação em caixa de leite vazia; construir e cuidar de um jardim; plantar e cultivar as plantas corretamente; fazer composteiras, entre outras atividades.

Em 4 anos do projeto, já foram transformadas mais de 25 mil garrafas PETS em hortas orgânicas. “Temos a missão de envolver as crianças, de forma lúdica, com questões de preservação do meio ambiente, cultivo de hortas e alimentação saudável. Os pais sentem a diferença nos filhos, a preocupação com o meio ambiente, o lixo jogado na rua e também propagam seus conhecimentos aos amiguinhos da escola e a toda a família. É uma corrente de conscientização”, disse.

Do livro e das oficinas nas escolas e empresas, o paisagista montou seu próprio espaço, onde além de aulas particulares, também oferece oficinas de jardinagem para adultos. “Entre as metodologias, é ensinado a reprodução de espécies, montagem de vasos, ferramentas para jardinagem, segurança no trabalho, escolhas de espécies, estilos de jardim, adubação, como combater as doenças das plantas e como calcular um jardim, entre outras”, disse.

O espaço também possui jardins sensoriais para as crianças, jardins de ervas medicinais, hortas sustentáveis e comercializa produtos de jardinagem, espécies raras de plantas, além do atendimento para as escolas.

A Horta da Lelê fica localizada na Rua Geraldo Miante nº 88 em Americana. Os valores podem ser conferidos através do telefone (19) 98198 3837. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira das 14h às 18h e aos sábados das 8h às 12h. O projeto também está nas redes sociais, pelo Instagram: @ ahortadalele e pelo Facebook: A HORTA DA LELÊ.  

Fagner passou a ministrar oficinas de jardinagem e já atendeu mais de 12 mil crianças

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login