Dia do Empreendedorismo Feminino e Virada Odontológica são criadas em Limeira
A Câmara de Limeira aprovou na sessão de ontem a inclusão no Calendário Oficial de Eventos o Dia Municipal do Empreendedorismo Feminino e a criação da Virada Odontológica Permanente. De iniciativa da vereadora Terezinha da Santa Casa (PL), o Projeto de Lei Nº 199/2021 inclui no Calendário de Eventos do Município o Dia Municipal do Empreendedorismo Feminino, a ser comemorado anualmente em 19 de novembro. A data já é estabelecida pela ONU Mulheres, órgão das Nações Unidas que defende os direitos humanos femininos.
De acordo com a parlamentar, o dia é uma oportunidade para a sociedade debater assuntos como a liderança e a participação política das mulheres, o empoderamento econômico como parte da afirmação feminina, o combate irrestrito à violência contra mulheres, paz e segurança em emergências humanitárias, e ainda governança e planejamento, e normas globais e regionais.
De acordo com a proposição, com base no portal Hypeness, "empreendedorismo feminino pode ter tanto um caráter individual quanto coletivo - por um lado, trata-se do gesto inspirador e corajoso de uma mulher contrariar as tendências e barreiras para abrir seu próprio negócio e conduzir sua carreira tomando as rédeas de seu trajeto profissional".
Virada Odontológica
De autoria do vereador Dr. Júlio (DEM), o Projeto de Lei Nº 290/2021 cria a Virada Odontológica Permanente - Promoção e Prevenção da Saúde Bucal, a ser realizada anualmente na semana do dia 25 de outubro – Dia do Dentista.
O objetivo da proposição é incentivar a educação em saúde odontológica preventiva e o desenvolvimento de ações conjuntas do poder público, entidades da sociedade civil, da iniciativa privada e em parceria com as instituições de ensino superior da área odontológica.
Na justificativa, o vereador aponta a necessidade de promover a saúde bucal: "Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde bucal é importantíssima para evitar a proliferação de fungos e bactérias que podem acabar atingindo outros órgãos e suas funções, trazendo doenças mais sérias."
Conforme o projeto, a Virada Odontológica terá como princípios o desenvolvimento de ações nas áreas de assistência social, educação e vigilância em promoção e prevenção de saúde bucal; a promoção dos serviços de saúde odontológica e a divulgação da rede de recursos humanos, materiais e físicos que se encontram sob a gestão da rede de saúde municipal; a promoção de seminários, debates e campanhas de promoção e prevenção à saúde odontológica em todas as unidades básicas de saúde; a assistência odontológica, com atendimento clínico, e realização de exames de diagnóstico por imagem; entre outras ações.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login