Comércio registra média de 10% de aumento nas vendas de natal
De acordo com informações da Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil), o varejo limeirense apontou que, em 2021, houve em média um aumento de 10% das vendas em comparação a 2020. Os dados são de uma pesquisa realizada pela entidade. Dentre as empresas que participaram da pesquisa, o ramo dos calçados foi o que mais teve aumento com média de 17,5%, seguido pelo têxtil com 10,5%.
“De modo geral o empresário de todos os setores se viu satisfeito. A previsão era de um aumento de 5 a 7%, e por isso aquelas lojas que se prepararam para o Natal tiveram bons resultados”, comenta o presidente da Acil, José Mário Bozza Gazzetta.
O presidente também apontou que muitos lojistas conseguiram diminuir uma série de custo devido à pandemia, com as restrições, e por causa disso puderam ter um fim de ano um pouco mais enxuto com as despesas.
Segundo a pesquisa realizada pela Acil, com relação ao volume de vendas no decorrer das semanas de dezembro: 27% dos entrevistados registraram maior volume entre os dias 13 e 19; os outros 73% apontaram maior concentração de vendas entre os dias 20 e 24.
O valor gasto pelo consumidor em suas compras também teve pouca variação, pois entre os entrevistados, 59% indicaram vendas acima de R$ 100,00; 32% apontaram produtos entre R$ 50,00 e R$ 100,00 e apenas 9% venderam valores inferiores a R$ 50,00.
PREOCUPAÇÕES
Mesmo o Natal sendo a melhor época para o comércio varejista, o empresário ainda teve algumas incertezas para 2021.
No topo das preocupações do empreendedor limeirense, a dúvida quanto ao menor poder aquisitivo do consumidor esteve em 41% das respostas; seguido por questões relacionados a contratação de mão-de-obra com 36%; abastecimento de estoque e preocupação com o horário de trabalho estiveram em 18% das respostas. O empresário poderia marcar uma ou mais respostas nesta questão.
LIQUIDAÇÕES
Mesmo com o aumento de vendas de Fim de Ano em 2021, 59% dos empresários varejistas limeirenses apontaram que pretendem fazer algum tipo de liquidação ou promoções no início de 2022.
“Este interesse pode ser pela mudança de coleções e entrada de novos produtos, além de muitos que possuem um estoque um pouco maior, almejarem a rotatividade destes produtos”, explica Bozza Gazzetta.
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