Castramóvel tem atendimento clínico veterinário gratuito
No último dia 29, foi inaugurado o castramóvel - unidade veterinária móvel, tendo como projeto piloto o Geada, para atendimento aos animais dos moradores desse bairro.
O castramóvel foi adquirido pela vereadora Tatiane Lopes em 2019, à época como munícipe. Essa foi uma de suas principais bandeiras tanto em sua campanha eleitoral quanto agora em seu mandato legislativo. Fruto de inúmeras conversas entre a vereadora, a secretária do Meio Ambiente, Simone Zambuzi e o prefeito Mario Botion, após dois anos estacionado na garagem do Paço Municipal, o castramóvel foi colocado em funcionamento.
Para a vereadora, esse primeiro passo foi um avanço já que vai garantir que as pessoas de bairros periféricos tenham acesso a contato com médicos veterinários, recebam orientação sobre tutela responsável, possam microchipar seus animais de estimação, além de se cadastrarem para receber vouchers para castração em clínicas veterinárias particulares. "Ter colocado o castramóvel em funcionamento foi uma excelente medida. Depois de dois anos parado na garagem da Prefeitura, fico feliz em vê-lo em funcionamento. Foi com muito esforço que, ainda como munícipe, consegui verba para a compra do castramóvel, por meio de emenda parlamentar do deputado Ricardo Izar. Colocá-lo em funcionamento é um primeiro passo que estamos dando para garantir o bem-estar dos animais de Limeira”, afirmou.
Para a parlamentar, contudo, é importante que a Prefeitura garanta o mais breve possível que a unidade seja utilizada para realizar as cirurgias de castração. "Claro que fico feliz em ver o castramóvel para atendimento clínico, contudo, o objetivo é que ele esteja nos bairros para realizar as castrações, afinal, foi para essa finalidade que foi adquirido. Estou em constante conversa com a Secretaria do Meio Ambiente e com o prefeito e acredito que eles tenham entendido a importância da castração como medida efetiva para o controle populacional de animais. Só com a castração em massa garantiremos que menos animais sofram abandonados nas ruas", disse.
Programa segue no Bairro Geada
O programa “Bem-Estar Animal nos Bairros” continuará, até 22 de dezembro, na Estação Cidadania, no Bairro Geada. O atendimento ocorre de segunda, quarta e sexta-feira, das 9h às 15h.
A ação é realizada por meio do Castramóvel e conta com técnicos de educação ambiental, médicos veterinários, assistente administrativo e a equipe do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA).
No local, são oferecidas consulta veterinária, microchipagem, educação ambiental, conscientização sobre guarda responsável e maus-tratos a animais, e cadastro das famílias de baixa renda para castração via clínicas credenciadas ou dentro do cronograma do DPBEA.
Para ser atendido, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Para o cadastro do serviço de castração, é preciso levar a folha resumo do Cadastro Único atualizado.
Para a população dos demais bairros, o atendimento continua no DPBEA, de terça e quinta-feira, das 8h às 11h. O departamento fica localizado na Rua Profº Sólon Borges dos Reis, 251, Jd. Campos Elíseos.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login