Troca de experiências ajuda pacientes com diabetes em Limeira
Em busca de orientações sobre a doença diagnosticada no filho, Janaína Azevedo formou, aos poucos, um grupo de whatsapp com outras mães, familiares e pessoas em busca de informações sobre o diabetes. Hoje, com mais de 100 integrantes, o Grupo de Apoio aos Diabéticos de Limeira já promove atividades em escolas e auxilia em demandas relacionadas a doença na cidade.
Criado em 2019, o GAD Limeira é uma rede de trocas de experiências. “Começamos entre mães e jovens já com diagnóstico antigo, mas que estavam perdidos e sem apoio. O grupo foi fundamental, já que assim como eu, muitas pessoas se veem desorientadas com início do tratamento”, afirma.
Seu filho, hoje com 14 anos, já enfrentou diversas dificuldades no início do diagnóstico. “Ele teve uma crise de hipoglicemia tão forte, que achei que o perderia para sempre. No início tive que aprender muito sobre a doença e a buscar essas informações sozinha, por isso criei o grupo: para ajudar outras pessoas sobre as principais complicações e tratamentos”, destaca.
Janaína enfatiza que o GAD não fornece medicamentos e tratamentos. “Nosso grupo é sobre orientações e troca de experiências. Também contamos com a parceria voluntária da médica Flávia Kurita Varoli e dos alunos da Faculdade Albert Einstein que promovem quinzenalmente uma reunião online com nossos membros. Assim, as principais dúvidas são sanadas com apoio de profissionais da área”, afirma.
A presidente estima que hoje, cerca de 4,7 mil limeirenses estão cadastrados como insulinos dependentes no sistema público de saúde. “A Prefeitura fornece medicamentos gratuitos para os diabéticos. Nessa parte burocrática, muitas pessoas encontraram dificuldades para buscar atendimento, então buscamos auxiliá-las nessa questão. Hoje nossa principal dificuldade é quanto ao conhecimento. Muitas pessoas não sabem que controlando os sintomas e a alimentação, os diabéticos vivem ainda melhor do que antes do diagnóstico”, destaca.
Janaína também reforça sobre o suporte emocional. “Essa é outra questão importante do grupo, já que podemos partilhar das mesmas preocupações e acabamos criando um vínculo nessa jornada. A diabetes não tem cura, ela assusta incialmente, mas se bem controlada e tratada, ela pode oferecer uma qualidade de vida ainda melhor”, afirma.
A Samantha é um dos membros do grupo e inspira a todos, por sua força, carisma e disciplina.
CELEBRAÇÃO
Ontem, no Dia Mundial da Diabetes, o grupo promoveu uma caminhada simbólica somente entre os membros e familiares. A presidente reforça que os cuidados com a pandemia do coronavírus ainda estão intensificados e ressalta que por serem do grupo de risco, os encontros presenciais ainda estão suspensos.
PROJETOS FUTUROS
O GAD Limeira vem buscando recursos para o próximo passo: uma sede para reuniões e atendimento multidisciplinar. “Nosso objetivo é ter uma verba disponível para oferecer um tratamento especializado para a população de Limeira. É um projeto que ainda está no papel, por falta de apoio financeiro”, destaca.
CONTATO
Em virtude da pandemia, os encontros que antes aconteciam presencialmente no salão paroquial da Igreja Jesus Cristo Bom Pastor, no Jardim do Lago, voltaram a ser realizados virtualmente. Os interessados em participar do GAD podem buscar informações pelo telefone (19) 9 8773-3441.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login