Limeira vai discutir o tombamento de 9 prédios históricos
O Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Município de Limeira (Condephali) vai discutir hoje o tombamento de 9 prédios históricos da cidade. A pauta também incluirá o projeto da Praça Palacete Tatuibi. A 6ª reunião ordinária está marcada às 8h30 na Sala 1 do Palacete Levy.
O processo de tombamento inclui uma série de ações de preservações e que também impede a destruição ou descaracterização das instalações. O objetivo é manter viva a memória e a importância desses locais para a história da cidade e da população.
Entre os tombamentos a serem iniciados estão inclusos o Conjunto Remanescente Horto Florestal do Tatu, Casa da Laranja, Palacete Antonio Cândido de Camargo (antiga prefeitura), Banco Brasil à Praça Toledo Barros (antigo NCNB), Caninha Limeirinha, Calçados Buzolin, Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro, Máquina d'Andréa antiga e Máquina d'Andréa atual.
PALACETE
Anunciada em 2018, o Projeto Praça Palacete Tatuibi que já serviu de residência à família de Maria Thereza e dr. Trajano de Barros Camargo também será assunto da reunião. A obra é viabilizada graças a uma contrapartida do hospital Unimed, por meio da aplicação da “outorga onerosa”.
Segundo informações da Prefeitura, os trabalhos começaram no fim de 2019 e compreendem a recuperação completa da estrutura do prédio, com reforço da fundação e remoção de trincas, restauro de vitrais, portas e janelas, substituição parcial e reconstituição de revestimentos cerâmicos, pisos e ladrilhos hidráulicos.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login