Comicin faz “Ato de solenidade” e apresenta documento literário
O Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro (Comicin) realiza hoje, às 15h, o “Ato de solenidade – Mês da Consciência Negra”. O evento ocorre no Espaço Cultural Professora Maria Eloisa Gonçalves de Oliveira Rossi, que fica no Museu Major José Levy Sobrinho.
O encontro visa reforçar a importância das relações étnico-raciais, em Limeira e região, e conta com a participação de alunos da escola Emeief Padre Maurício Sebastião Ferreira, representando as escolas do município.
Acontece ainda a explanação de uma das conselheiras do Comicin sobre o tema “O que é consciência negra e seu objetivo com a população em geral”. O evento recebe também o Coral Afro Thulany “Maestro José Donizetti dos Santos” e declamação poética da literatura afro-brasileira. No encerramento, a presidente do Comicin, Dirce Prado, apresenta o documento literário denominado “Biografias: Minhas Origens”.
Dirce ressalta que, nos 28 anos do Comicin, este é o primeiro documento do conselho. “Cada conselheiro conta sua história e homenageia uma pessoa que já passou ou já fez algo para o Comicin, dentro da temática da população negra”, diz.
A diretora do Museu, Adriana Pessate, ressalta a importância de um encontro como esse ocorrer no museu. “É um espaço que vai agregar mais ainda para o processo, que estamos em construção, de aproximação da comunidade e das etnias terem sua voz, cada vez mais, e todos os espaços de forma igualitária”, comenta.
O evento é aberto aos conselheiros e convidados. A entrada é gratuita e é necessário o uso de máscara. O Espaço Cultural tem entrada pela Rua Treze de Maio, 102, Centro.
Foto: comicin – Divulgação
Membros do Comicin e convidados que vão participar hoje do Ato de Solenidade
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login