Foto de capa da notícia

Ajinomoto Limeira aumenta 70% a produção com uso de robôs

Com a terceira filial mais importante fora do Japão, a Ajinomoto - líder mundial na produção de aminoácidos - comemora seu aniversário de 65 anos no Brasil com uma importante contribuição para a transformação digital na indústria de alimentos: a implementação do uso de robôs colaborativos em suas operações.

Parte da primeira etapa do projeto global DX, os robôs (também chamados de cobots) lembram braços mecânicos e auxiliam em tarefas de maior precisão, garantindo força e agilidade. A implementação dos aparelhos, que são operados por pessoas, já resultou em melhorias nas linhas de produção das fábricas da empresa no país. Na unidade de Limeira, a produtividade registrou um aumento de 70%.  

“De 2019 para 2020, nossos investimentos relacionados à informatização e à robotização nas plantas aumentaram seis vezes”, afirma o presidente da Ajinomoto do Brasil, Tatsuya Sasaki, que reforça ainda a expectativa de incorporar outros recursos em um futuro próximo, como armazém automatizado e empilhadeiras autônomas, que dispensam o controle de motoristas.

A empresa destacou que vem contribuindo com soluções para as questões relativas à alimentação e ao bem-estar dos consumidores, oferecendo, além de seus produtos de varejo, insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios.

“A tecnologia para a indústria de alimentos é fundamental para auxiliar no entendimento das necessidades do cliente, aumentar a velocidade do desenvolvimento de produtos, a eficiência do processo de produção e, principalmente, reduzir o impacto ambiental. E é exatamente isso que buscamos com a implementação do projeto”, reforça o executivo.

Segundo o presidente da companhia no Brasil, o processo de digitalização já deixou uma certeza incontestável: a importância das pessoas em todas as etapas. “A digitalização é uma ferramenta para atingir os objetivos e não o objetivo em si. E ela não é o mais importante, as pessoas e os talentos que sempre serão. A transformação digital possibilita mudanças na forma de se trabalhar e abre possibilidades para novos modelos de negócios”, pontua.

Além da unidade em Limeira, a multinacional possui mais três fábricas localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital. A empresa emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo.

O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,1 bilhões e nacional de R$ 2,7 bilhões no ano fiscal de 2020. Atualmente, está presente em 35 países, possui 121 fábricas e cerca de 32 mil funcionários em todo o mundo.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login