“Ninguém vai dar atenção se não oferecemos algo relevante”
Empresário Eduardo Mendes fala sobre os desafios na pandemia e o olhar para as redes sociais como canais de visibilidade
A pandemia trouxe muitos desafios para os setores econômicos e os empresários se viram diante de um mercado estagnado e com quedas significativas. Porém, muitos enxergaram uma oportunidade de investir em novos produtos ou em si mesmo, como é o caso do empresário Eduardo Mendes, franqueado CVC em Limeira. Antes, ele era o proprietário das lojas, ficava nos bastidores e administrava seu negócio. Agora, se tornou um empreendedor das redes sociais e enxergou esse universo de possibilidades estando diante das câmeras. “Identifiquei a necessidade de falar e fazer algo a mais que o turismo para eu conseguir a atenção dos meus seguidores mais do que três vezes ao ano. Comecei a criar ações que envolviam viagens, mas que no pré-embarque tivessem conexões com assuntos do dia a dia das pessoas, e claro, que fizesse a diferença na vida de quem me acompanha”, diz.
Edu Mendes, como é conhecido hoje, é o entrevistado do Fato & Versão e fala sobre esse novo mercado que se abriu, sua trajetória para chegar onde está hoje e seu projetos, que ganharam bastante visibilidade, neste período da pandemia, como a viagem da influencers.
Como vê o crescimento dos influenciadores digitais? As pessoas ainda acreditam que é algo superficial?
A quantidade de influenciadores digitais no mercado tem aumentado, e isso é reflexo do crescimento das redes sociais nos últimos anos e também da conscientização que mais empresários tem tido quanto a grandes oportunidades que esse mundo digital oferece para seus negócios. Infelizmente, existem sim algumas pessoas que se posicionam como influenciadores digitais sem preparo necessário para isso, e por esse motivo, acabam classificando esse trabalho como superficial, mas na minha opinião, hoje em dia é uma das profissões mais importantes, pois eu acredito que a informação é a chave da mudança para muitos cenários caóticos que vivemos nos dias atuais, e os influenciadores digitais são responsáveis pela formação de ideias de seus seguidores e um bom conteúdo pode fazer a diferença na vida deles.
Você é um empresário do setor de turismo que tem inovado em ações na cidade. Quando enxergou esse novo mercado ou a possibilidade de fazer algo a mais?
Desde que as redes sociais surgiram eu entendi que esse seria o melhor caminho para eu me conectar com mais pessoas, aumentar as oportunidades dos meus negócios e cumprir com a minha missão nessa vida. Mas eu tinha um grande desafio, destravar na telinha e também me conectar diariamente com a comunidade que eu queria criar. Como destravar nas câmeras sendo que sou introvertido e não tinha o menor jeito para isso? Como me conectar com meu público diariamente sendo que eles pensam em viagem no máximo três vezes ao ano? Me perguntando isso encontrei o caminho e comecei a estudar muito para vencer essas barreiras. Fiz diversos cursos envolvendo autoconhecimento, inteligência emocional, programação neurolinguística, perfis comportamentais, storytelling, etc. E assim, a cada dia me sentia mais seguro, conseguia gravar e me conectar com as pessoas da melhor forma possível. Não basta ir lá e falar, tem que saber como falar, afinal, a atenção das pessoas na internet hoje em dia é muito concorrida. Identifiquei a necessidade de falar e fazer algo a mais que o turismo para eu conseguir a atenção dos meus seguidores mais do que três vezes ao ano, então comecei a criar ações que envolviam viagens, mas que no pré-embarque tivessem conexões com assuntos do dia a dia das pessoas, e claro, que fizesse a diferença na vida de quem me acompanha. Ninguém vai nos dar atenção se não oferecemos algo relevante para suas vidas.
A viagem das influencers foi um projeto que ganhou grande repercussão na cidade. Como surgiu essa ideia? Foi além do marketing?
Sim, as minhas ações de viagens com os influencers tem sido um sucesso. A ideia surgiu na pandemia! O nosso setor do turismo sofreu muito e eu não poderia ficar parado esperando o tempo passar, precisava fazer barulho e mostrar que poderíamos viajar de forma responsável, seguindo todos protocolos de segurança para férias segura. Eu queria me arriscar e fazer as pessoas pensarem dessa forma. Então, comecei a pensar na viagem, selecionei o Resort Enotel em Porto de Galinhas, 10 Influencers e alguns meses antes da viagem já comecei a criar várias dinâmicas para chamar atenção das pessoas e “vender” a minha ideia, que era conscientizar as pessoas que existe o turismo responsável e podemos viajar com segurança. Todas as minhas ações são além do marketing, pois faz parte do meu perfil e me dá prazer ajudar a minha comunidade com boas informações e sempre despertando bons sentimentos nas pessoas, ainda mais na pandemia onde todos viveram dias de inseguranças, medos, preocupações e muitos até entraram em depressão. Fiz minha parte!
Foi a partir dessa ação que surgiram os novos projetos, como o To Chocado?
Sim, depois da ação de Porto de Galinhas com os influencers, as pessoas começaram a conhecer o Edu Mendes, franqueado CVC, que sempre ficou nos bastidores das suas lojas. A partir desse momento, meu alcance aumentou absurdamente, cheguei a ter 3 milhões de impressões no Instagram. Sempre fui muito sensível ao que meu público sentia e pedia, e comecei a perceber que as pessoas esperavam e viam em mim muito mais do que um agente de viagens. A partir daí, comecei a me conectar com mais empresas que tem princípios e valores similares aos meus e aceitei diversos desafios novos, mas sempre atento a entrar em parceiras que estão conectadas com meus negócios e com a mensagem que quero passar nas redes sociais. O Lucas e Renato, da Four Studio, me conheceram nas redes sociais e me convidaram para criar um podcast, fazendo a inauguração do estúdio de gravação com o “Tô chocado”, um programa que vai ao ar, ao vivo, no meu canal do YouTube, todas quartas, às 20h. Eu aceitei na hora porque fazia parte dos meus sonhos para 2022 e Deus antecipou. Ter um programa com assuntos do meu dia a dia como empreendedor, que fazem a diferença na vida das pessoas que me acompanham me dá um grande prazer e hoje sinto que é a minha grande missão nessa vida, usar a minha história de altos e baixos para ajudar o próximo.
Podemos dizer que escolheu não ser somente um empresário do turismo que só administra as agências, mas escolheu fazer a diferença na vida das pessoas com seu conhecimento?
Exatamente! Sinto hoje que os meus 15 anos como empreendedor no ramo do turismo serviu para me preparar para minha grande missão nessa vida, que não é somente realizar sonhos de viagens. Através dos meus projetos e com essa experiência que adquiri, vou fazer muitas ações para mim e parceiros, sermos contribuição na vida de quem precisa. Eu envolvo parceiros nessa reposta porque acredito que não fazemos nada sozinhos, precisamos de pessoas boas ao nosso lado, com mesmo propósito e vontade de crescimento. Tem muitas novidades vindo por aí!
Você fala também sobre o marketing de influência. O que é? Como se aplica?
O marketing de influência é uma estratégia que aborda o marketing com práticas de pessoas que tem autoridade no assunto envolvido em uma determinada ação, e com isso essa pessoa de forma espontânea lidera um grupo de pessoas que o acompanha ocorrendo sua influência na decisão de algo. É muito comum nesse tipo de marketing usar gatilhos mentais, que são agentes externos que provocam reações nas pessoas para tomarem uma decisão, e a autoridade é um dos gatilhos mentais mais poderemos dentro do marketing de influência. Para aplicar é necessário estudar essas ferramentas e sempre usar de uma forma responsável, quando o que se quer influenciar realmente seja algo que causará algo positivo na vida do próximo, curar uma dor.
A pandemia deu star na sua carreira para necessidade de fazer novos investimentos, visto a queda no setor de turismo?
Com certeza! A venda no turismo parou por muitos meses, mas o trabalho dobrou por questões operacionais nos cancelamentos e remarcações. O que fazer? Eu sempre reforço que o empreendedor não pode jamais se vitimizar e buscar culpados para seus problemas. Então, comecei a buscar alternativas para manter meus clientes bem atendidos e ter outras formas de gerar renda. Logo que a pandemia começou eu abri um novo negócio, também franquia, voltada a alimentação saudável, e trouxe para Limeira o OakBerry Açaí. Nas redes sociais também comecei a buscar faturamento com o marketing de influência. Usei as ferramentas e conhecimento que eu tenho para virar o jogo e seguir em frente. Hoje olho pra trás agradecendo pelos aprendizados, pelas coisas que se foram, que na época senti como perda, mas hoje vejo que foi necessário para dar espaço a algo novo e melhor.
Para você quais características de um empreendedor de sucesso hoje? Se considera um?
Para mim um empreendedor de sucesso primeiramente deve ter um propósito muito bem definido. A maioria dos empreendedores que não deram certo entraram nessa vida achando que seria uma forma de ser rico e dono do seu tempo. Mas empreender demanda muita dedicação. O empreendedor trabalha mais que seus colaboradores, é o exemplo, e antes de ter sucesso, terá que superar muitos desafios e saber lidar com seus fracassos, afinal, o sucesso vem enfrentando fracassos sem perder o entusiasmo, tem que ser resiliente, o que para mim é a segunda característica de um empreendedor de sucesso. Além do propósito bem definido e da resiliência, considero a empatia umas das qualidades principais do empreendedor, pois somente entendendo muito bem seus colaboradores, clientes e fornecedores você conseguirá ter decisões assertivas que te levarão ao êxito. Eu me considero sim, um empreendedor de sucesso, por todas minhas superações e conquistas ao longo de 15 anos no empreendedorismo.
Como define a palavra empreender? Para você vai além de ter o próprio negócio? Qual o diferencial hoje?
Ao pé da letra empreender é você abrir novos negócios ou mudar algo em empresas já existentes para seu crescimento. Mas no meu coração, como empreendedor, sinto que empreender está ligado a um propósito muito bem definido que reflete na vida do ser humano, trazendo soluções para dias melhores. Em resumo, empreender é fazer o bem, de coração e pelo próximo, assim como Jesus, o maior empreendedor de todos fez enquanto esteve aqui na terra. Acredito que o meu maior diferencial como empreendedor, seja essa consciência do empreendedorismo que eu tenho que faz dar certo tudo que me envolvo.
O que espera para o futuro diante de tantas mudanças e a rapidez nas inovações que vemos hoje?
Entendo que essas mudanças e rapidez são necessárias diante do mundo que temos hoje, totalmente capitalista. Espero para o futuro que as pessoas consigam entender que mesmo em um cenário como esse, podemos e devemos priorizar o amor entre as pessoas. Que mais importa o ser, do que o ter e que nada é nosso, estamos aqui de passagem, para cumprir nosso propósito.
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