Mais de 35 mil estão com a 2ª dose da vacina atrasada em Limeira
O município de Limeira já contabiliza 35.164 mil faltosos da vacina de Covid-19. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde referente a segunda dose da imunização. Mesmo com plantão da campanha aos sábados, cerca de 16,4% da população ainda não atualizou o esquema vacinal dentro do prazo.
Segundo o Governo do Estado, a estatística de faltosos cresceu após a antecipação do prazo da vacina da Pfizer de 12 para 8 semanas no intervalo entre primeira e segunda dose. “É fundamental enfatizar que apenas com as duas doses ou dose única do imunizante contra Covid-19 que a população está protegida. Quem está com a dose atrasada deve procurar um posto de vacinação para se imunizar”, destaca Regiane de Paula, Coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI).
Para o médico infectologista, mestre em medicina tropical e saúde internacional, Victor Bertollo, a segunda dose da vacina Covid-19 aumenta a resposta imune na produção de anticorpos contra o vírus. Ele lembra ainda que as vacinas são seguras, o que foi demonstrado por estudos mesmo antes da introdução dos imunizantes no Programa Nacional de Imunizações (PNI).
“O risco de apresentar formas graves pela Covid-19, após a segunda dose, se reduz significativamente. Então, completar o esquema vacinal é extremamente importante. Lembrando que as vacinas não protegem apenas o vacinado, mas também as pessoas ao seu redor. Então, se vacinar é ato individual de proteção, mas também coletivo. É um ato que todos saem ganhando”, destacou Bertollo.
O período recomendado entre a primeira e a segunda dose da AstraZeneca/Oxford é de 12 semanas (84 dias) e da Coronavac/Butantan entre 21 e 28 dias. No caso da Pfizer/Biontech o prazo foi reduzido para adultos (18 anos ou mais) para 21 dias. Enquanto para adolescentes de 12 a 17 anos o prazo foi mantido de 8 semanas (56 dias).
Em Limeira, a 2ª dose pode ser tomada de segunda à sexta-feira, das 8h às 15h nas UBSs do Aeroporto, CECAP, Dores, Hipólito 1, Morro Azul, Planalto, Rubi e Drive Trhu no Parque Cidade. Das 10h às 18h a imunização é oferecida na UBS Nova Europa e Drive Trhu no Limeirão.
O município também começou a vacinar nesta semana os idosos acima de 65 anos com a dose de reforço. A aplicação da dose adicional para os trabalhadores com 45 anos ou mais, os profissionais da educação em atividade com mais de 18 anos e imunossuprimidos nessa faixa etária também. Vale lembrar que recebem o imunizante nesta fase quem tomou as duas doses há mais de seis meses, ou seja, em fevereiro ou março deste ano.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login