Ipem-SP encontra irregularidades em produtos infantis em Limeira
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão delegado do Inmetro, realizou nesta semana, de 4 a 8 de outubro, a Operação "Dia das Crianças" em cidades da região. Em Limeira, uma loja na Rua Dr. Trajano Barros Camargo foi notificada por ausência do selo de identificação.
O objetivo, segundo a autarquia do Governo, vinculada à Secretaria da Justiça, é garantir a segurança de brinquedos e produtos destinados às crianças. Além de Limeira, também foram encontradas irregularidades nas cidades de Araçatuba, Barretos, Bauru, Bebedouro, Botucatu, Campinas, Marília, Mauá, Piracicaba e Taubaté.
As equipes de fiscalização verificaram brinquedos, bicicletas de uso infantil, berços, carrinhos para crianças (bebês) e cadeiras de alimentação analisando a presença do selo do Inmetro nos itens comercializados, sendo esta a principal garantia que o produto está de acordo com as normas de segurança.
Durante a ação na região, foram fiscalizadas 131 lojas, sendo encontrados erros em 26 (19%). Os fiscais verificaram 16.240 produtos, sendo 1.386 (8%) reprovados. Nos casos de autuação, os fabricantes e estabelecimentos com produtos irregulares têm o prazo de 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao Ipem-SP. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login