Foto de capa da notícia

Implantação da Fatec em Limeira ainda é indefinida

Prefeitura havia disponibilizado o prédio onde funcionou a antiga Incubadora de Empresas, no Pq. Nossa Senhora das Dores, para o projeto

A vinda da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec) para Limeira vem sendo discutida desde 2011, mas até agora não foi concretizada. No início deste ano, o prefeito Mario Botion esteve com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e levou a demanda sobre a implantação da faculdade no município.

Em 13 de maio, foi realizada uma reunião on-line com a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, e outros diretores e técnicos da instituição, que administra as Fatecs no Estado de São Paulo. Participaram a vice-prefeita Erika Tank e o secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall. A reunião foi intermediada pelo deputado Murilo Félix, que também acompanhou a discussão.

Na ocasião, Almirall disse que as negociações para trazer a Fatec ao município iniciaram em 2018 e o prefeito disponibilizou o prédio onde funcionava a antiga incubadora, no Parque Nossa Senhora das Dores, para abrigar a Fatec. O secretário ainda explicou que o imóvel já está edificado, o que traria economia de recursos, mas também necessita de investimentos para fazer adequações.

O deputado afirmou à época que estava em busca de verba junto ao governo estadual, tanto por meio de emendas quanto de programas de incentivo.

Após três meses, ainda não há definição se Limeira vai receber a Fatec. A Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza (CPS) informou que a Prefeitura de Limeira indicou um prédio para abrigar a futura Fatec do município. “Após visita ao imóvel, a equipe técnica do CPS elaborou o projeto arquitetônico básico para as obras de adequação do prédio, cabendo à administração municipal preparar os projetos complementares, de elétrica, hidráulica, entre outros. Segundo informações de autoridades do município, neste momento a prefeitura está em tratativas com o Governo do Estado de São Paulo para obter a autorização, visando implantar a Fatec em Limeira”, informou em nota.

ABANDONO

Enquanto não há definição, o imóvel da antiga incubadora fica vulnerável ao vandalismo. Moradores da região reclamam da presença de usuários de drogas e sujeira jogada na área.

A munícipe M.G.F disse que já encontrou escorpiões em sua casa. “Pode ser esses animais venham do imóvel porque está fechada há muito tempo. Não sabemos como está lá dentro. Muitas vezes, o terreno em volta fica com entulho e outros materiais, que servem de esconderijo para escorpiões”, afirma. Ela cita que o lugar precisa ser revitalizado porque está abandona há anos e prejudica os moradores.

 

 

Prefeitura pode ter perdido prazo

A assessoria do deputado Murilo Félix informou que, na reunião, realizada em maio, a Prefeitura ficou responsável pela elaboração e apresentação do projeto de adaptação do imóvel e havia um prazo para entrega, que era agosto deste ano.

Diante disso, o deputado enviou um ofício à prefeitura alertando o poder público sobre o prazo. No documento, ele ainda citou que o valor estimado é de R$ 1,2 milhão para reforma do prédio.

O deputado reforça que a Fatec foi um dos primeiros temas que abordou com o alto escalão do governo estadual antes mesmo de sua posse em janeiro. “O governo estadual abriu as portas e deixei meu mandato a serviço da Prefeitura, inclusive colocando minhas emendas parlamentares à disposição para custear as adaptações imóvel”, disse.

Ele afirma que a educação é prioridade e assim deve ser sempre, não só no discurso. “Mais do que nunca, neste pós-pandemia, os jovens precisam desse investimento. A Fatec pode fazer a diferença na vida de milhares de limeirenses. Fiz e farei o que estiver ao meu alcance para que Limeira não desperdice essa oportunidade. Como eu, o governo estadual depende do projeto da Prefeitura para dar continuidade nesta tratativa e o prazo definido na reunião que tivemos em maio já acabou, encaminhei ofício à Prefeitura solicitando o projeto”, declara.

O Centro Paula Souza não confirmou sobre o prazo e se a Prefeitura enviou o projeto ou se há possibilidade de o município não ser contemplado com a implantação da Fatec. A Prefeitura também não respondeu como estão as tratativas para vinda da faculdade.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login