Floriculturas se preparam para homenagens de Finados
Com o avanço da vacinação e a possibilidade de relaxamento das medidas mais rígidas de distanciamento, as famílias poderão retomar as tradições de visitação aos túmulos e homenagens, reaquecendo o mercado de flores, que se prepara para a retomada de vendas em uma das datas mais importantes do ano para o setor. No comércio de Limeira, as floriculturas esperam um aumento tímido nas vendas, já que o volume maior é consumido em redes de supermercado.
“No último ano, com as medidas restritivas bastante intensas, as vendas chegaram próximo a zero no período do Dia de Finados. Muitos cemitérios estavam fechados ou com a movimentação bastante reduzida, impossibilitando que a tradicional prática de levar flores aos túmulos fosse realizada”, conta Bruno José Esperança, diretor geral da Esalflores. “Antes de tudo, nossa torcida é para que o consumo de flores no Dia de Finados seja retomado. O setor precisa disso para que as perdas de 2021 sejam menores”, comenta Bruno.
Na floricultura Mercuri, Sônia destaca que a tradição é mantida por famílias mais tradicionais. “As novas gerações já não se interessam mais por esse tipo de homenagem, então nas últimas décadas, a data já não é considerada tão forte para as floriculturas. Quem ainda mantém essa tradição acaba comprando com os ambulantes em frente aos cemitérios ou em supermercados, pela facilidade”, disse.
O crisântemo é a flor mais procurada pelos clientes, além das flores artificiais. Os vasos podem ser encontrados de R$6 à R$30. Próximo aos cemitérios públicos, a população também poderá encontrar vendedores de flores e outros objetos para prestar homenagens.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login