Foto de capa da notícia

Ex-investigado da Lava Jato pode receber título de cidadão limeirense 

Os vereadores Nilton Santos e Francisco Maurino do Santos, o Ceará (ambos do Republicanos), apresentaram na sessão da Câmara de Limeira esta semana um projeto de decreto legislativo com o intuito de homenagear o advogado e deputado federal Marcos Pereira com o título de cidadão limeirense. O bispo da Universal do Reino de Deus é também presidente nacional do partido.

Na justificativa, os parlamentares limeirenses citam “os relevantes serviços prestados ao Estado de São Paulo, em especial para a cidade de Limeira”. Em 2017, seu nome apareceu durante delações da construtora Odebrecht e do frigorífico JBS ao Ministério Público Federal na Operação Lava Jato, suspeito de ter recebido propina dos grupos.

Na época da denúncia, era ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e também presidente do antigo PRB (atual Republicanos). Um inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal (STF) trazia a informação de que a construtora afirmava ter feito repasses de R$ 7 milhões para obter apoio do partido na campanha de Dilma Roussef e Temer em 2014, sendo que o pagamento teria sido feito diretamente a Pereira.

O mesmo alegou a JBS sobre supostos repasses de R$ 6 milhões para liberação de empréstimos da Caixa Econômica Federal, também negociados com Marcos. Após as denúncias se tornarem públicas, entregou seu cargo ao presidente Michel Temer, em janeiro de 2018, sempre negando as acusações.

Essas informações, porém, não constam no projeto apresentado pelos vereadores de Limeira, reforçando apenas seu histórico como vice-presidente da Rede Record e os repasses de verbas enviadas para a região como deputado federal eleito em 2019.

Até o fechamento desta edição, quatro vereadores haviam assinado a proposta em apoio: Marco Xavier (Cidadania), Airton dos Santos (PL), Everton Ferreira (PSD) e Hélder do Táxi (MDB).

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login