Foto de capa da notícia

Em Limeira, criação de emprego formal tem queda de 64%

Setores de serviços e agropecuária tiveram resultado negativo com fechamento de 37 e 7 postos de trabalho, respectivamente

Limeira criou 229 empregos com carteira de trabalho assinada no mês de setembro. O número é 64,2% menor do que o registrado em agosto, quando foram abertos 641 postos de trabalho. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho.

Comércio foi o setor que mais teve contratações em setembro e abriu 210 postos de trabalho. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil), José Mário Bozza Gazetta, já havia falado que o segundo semestre, sempre é melhor que o primeiro. Ele pontuou que o comércio começa a movimentar as vendas para o fim de ano e, mesmo ainda em pandemia, a expectativa é melhor do que em 2020.

Ainda com saldo positivo no mês passado, o setor da construção criou 44 empregos formais. Em agosto, foram 78 postos criados no setor, o que representa queda de 43,5%, no comparativo entre agosto e setembro.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), Odair Senra, observa que a indústria da construção segue superando desafios da conjuntura econômica e contratando para atender à demanda por novas obras. Entretanto, persiste a preocupação em relação à manutenção deste ritmo, em função das incertezas crescentes sobre o futuro dos investimentos no país.

A indústria também fechou com saldo positivo com a criação de 19 postos de trabalho. Porém, com queda de 91% no comparativo com o mês de agosto, quando foram registrados a abertura de 219 empregos formais.

NEGATIVO

O setor de serviços fechou, em setembro, 37 postos de trabalho, ante os 156 criados em agosto.

Agropecuária também teve saldo negativo com sete empregos a menos no mês. Em agosto, o setor havia criado 11 postos.

No acumulado do ano, de janeiro a setembro, Limeira criou 5.312 empregos com carteira assinada. Uma variação positiva de 6,85%.

ESTOQUE

Conforme os dados do Caged, o estoque de empregos formais em Limeira, no mês de setembro, é de 82.886. Este é o número total de vínculos celetistas ativo, ou seja, pessoas empregadas com registro em carteira.

O estoque maior é do setor da indústria, com 33.067, seguido por serviços (25.532) e comércio (20.406).

NACIONAL

O Brasil criou 313.902 postos de trabalho em setembro. No acumulado de 2021, o saldo positivo é de 2.512.937 novos trabalhadores no mercado formal, segundo o Caged.

O estoque de empregos formais no país chegou a 41.875.905, em setembro, o que representa uma variação de 0,76% em relação ao mês anterior. (Com Agência Brasil)

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login