Catedral terá missa de abertura do Sínodo dos bispos
A Catedral Nossa Senhora das Dores realizará, amanhã, missa de abertura do Sínodo dos Bispos, as 18h30, presidida pelo bispo diocesano dom Jose Roberto Fortes Palau.
A celebração de abertura, em Roma, ocorreu no último dia 9. A "Fase Diocesana" do Sínodo começa amanhã e segue até abril de 2022. A segunda etapa, chamada "Fase Continental", será de setembro de 2022 até março de 2023. Finalmente, a "Assembleia do Sínodo dos Bispos" será realizada, em Roma, em outubro de 2023.
O bispo explica que a palavra sínodo significa caminhar juntos. O tema“Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão” tem como principal objetivo, justamente, focar na "sinodalidade em si". “O processo sinodal, que estamos iniciando, é guiado por uma questão fundamental: como se realiza hoje este ‘caminhar juntos’ na Igreja, envolvendo hierarquia e leigos, nos diversos níveis [do local ao universal], permitindo, assim, à Igreja Católica anunciar com mais eficiência e eficácia o Evangelho? O Sínodo vem para dar uma sacudida na Igreja, vem para vencermos a acomodação”, ressalta.
Dom José Roberto cita que o papa Francisco, no último dia 9, em Roma, no momento de reflexão no início do Caminho Sinodal, alertou para a tentação do imobilismo. “A afirmação ‘fez-se sempre assim’ é um veneno na vida da Igreja. Quem se move neste horizonte, mesmo sem se dar conta, cai no erro de não levar a sério o tempo que vivemos. O risco é que, no fim, se adotem soluções velhas para problemas novos (...). Por isso, é importante que o caminho sinodal seja verdadeiramente tal, que seja um processo em desenvolvimento; envolva, em diferentes fases e a partir da base, as Igrejas locais, num trabalho apaixonado e encarnado, que imprima um estilo de comunhão e participação orientado para a missão".
Segundo o bispo, esse é o desafio: motivar e entusiasmar padres, diáconos, religiosos, religiosas, leigos e leigas da Diocese de Limeira a participar ativamente deste Sínodo. “A primeira fase do processo sinodal é uma fase de escuta nas Igrejas locais, isto é, nas dioceses, presente no mundo inteiro”.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login