Ainda completa 25 anos e apresenta novo projeto
Entidade ampliou a sede agora tem um Centro de Referência de Atendimento da Pessoa com Deficiência
A Associação Integrada de Deficientes e Amigos (Ainda) de Limeira comemora 25 anos. Fundada em 7 de setembro de 1996, a entidade tem a missão de promover a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência física, por meio da inclusão social e do exercício pleno da cidadania. Desta forma, a Ainda proporciona atendimento amplo e qualificado, visando a inclusão na sociedade de forma participativa.
Atualmente, a entidade tem 90 atendidos entre crianças, jovens, adultos e idosos, que participam do serviço de convivência, oficinas e atendimentos psicossociais.
Neste ano, a Ainda realizou a reforma e ampliação da sede, o que aumentará o atendimento. São seis novas salas direcionadas para assistente social, pedagogia, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional e serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.
O novo projeto da entidade se chama Centro de Referência de Atendimento da Pessoa com Deficiência “Professor Joaquim Augusto Pereira Lazari”. O local foi apresentado, na última quinta-feira, em evento com a presença da diretoria, voluntários, atendidos e autoridades.
O nome dado ao centro de referência é para homenagear aquele que participou da fundação da Ainda, o professor Joaquim Lazari, como é conhecido. Ele foi presidente em várias gestões e sempre teve o objetivo de buscar a melhoria da qualidade de vida e preservação do direito das pessoas com deficiência. “Depois do meu acidente [ele é cadeirante], descobri que as pessoas com deficiência não tinham apoio nenhum. Hoje, trabalho para essas pessoas.
Mayra Santana faz parte da Ainda há mais de 15 anos e disse que a entidade é parte de sua vida. “Todas as minhas conquistas é graças a Ainda”, comenta. Mayra é presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e luta pela inclusão e visibilidade.
VOLUNTARIADO
Nestor Rossetti Neto está há 10 meses na presidência, mas começou com o voluntário. Ele é educador físico, mas não atua. Porém, queria doar seu conhecimento e é o que tem feito na entidade. Ele disse que a abertura da nova ala permitirá um atendimento melhor aos assistidos da entidade e acredita no crescimento da Ainda. “Tenho certeza que a Ainda tem condições de perdurar por mais 25 anos”.
José Geraldo Pena de Andrade, que foi presidente da entidade, citou a importância do voluntariado. Ele também é voluntário e afirma que a vontade de servir e olhar para o próximo nasce com a pessoa. “Os voluntários são parte fundamental de uma entidade e na Ainda não é diferente”, disse.
Andrade também falou sobre as empresas parceiras que ajudaram na reforma e citou uma doação especial. “Recebemos dois blocos de cimento doados por uma menina, de 7 anos. Ela disse que o dinheiro que tinha guardado dava para comprar dois blocos. É esse espírito de solidariedade que falei. Com esforço chegamos até aqui e vamos continuar para que o espaço seja cada vez melhor”, salienta.
O prefeito Mario Botion é voluntário da entidade há 24 anos e já foi presidente. Ele lembrou de sua trajetória na Ainda, desde quando começou. “Dava aula com o professor Joaquim e sempre comprava pizza para ajudar a entidade. E um dia, ele me convidou para conhecer o local. Aceitei o convite. Tratava-se de uma reunião de diretoria e estava ocorrendo eleição. Fui para conhecer e saí de lá presidente. E continuo atuando até hoje”, resumiu.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login