Pessoas com lúpus passam a ter atendimento prioritário
Com a publicação de uma lei do vereador José Roberto Bernardo (PSD), as pessoas com lúpus também terão direito a atendimento prioritário em Limeira a partir de agora. A proposta foi aprovada pela Câmara no início do mês e entrou em vigor esta semana.
O lúpus é uma doença inflamatória crônica e autoimune, que pode afetar órgãos e tecidos como pele, articulações, rins e até o cérebro. Os principais sintomas são manchas na pele e dores especialmente nas mãos, punhos, pés e joelhos.
Em julho do ano passado, o parlamentar já havia aprovado uma lei que previa esse atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia nos órgãos e empresas públicas, além das concessionárias de serviço público e também as empresas privadas de Limeira.
Neste ano, o vereador incluiu, então, nessa norma aqueles que sofrem com lúpus, por conta da semelhança com a fibromialgia. No Brasil, estima-se que mais de 65 mil pessoas sofram com os efeitos da doença, com predominância em mulheres entre os 15 e 45 anos.
Agora deverá a prefeitura estabelecer o regramento sobre como a pessoa detentora desse direito deverá comprovar a doença durante o atendimento nos locais especificados.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login