Foto de capa da notícia

Fiscalização será intensificada contra desperdício de água

Abastecimento de água está em estado crítico em Limeira e captação já é feita na Salto do Lobo 

Em reunião da Comissão de Avaliação e Acompanhamento da crise de abastecimento de água de Limeira, realizada na quinta-feira, a BRK Ambiental, concessionária de água e esgoto, apresentou a crítica situação do abastecimento e reservatórios em Limeira.

A empresa explicou que a vazão do Rio Jaguari é de 1,5 m³/s, sendo que o mínimo para captação é de 1 m³/s, o que significa que o estado é crítico. Diante deste cenário, foram discutidos dois pontos na reunião. Um deles é o reforço das campanhas para o uso consciente da água e a intensificação da fiscalização contra o desperdício, conforme prevê a legislação municipal.

A reunião foi coordenada pelo prefeito Mario Botion que reforçou sobre a fiscalização. “Vamos colocar os fiscais na rua para coibir, principalmente, o desperdício da água. Nesse primeiro momento, a fiscalização será orientativa. Já agimos de forma preventiva, requisitando a reserva de água da Represa Salto do Lobo. Mas precisamos da ajuda da população no uso consciente da água, bem como para denunciar eventuais desperdícios. E se a situação não mudar, medidas mais duras precisarão ser tomadas”, disse.

A BRK informou que, apesar das condições críticas da atual estiagem, mantém o abastecimento de água com regularidade no município, em razão de uma série de ações preventivas e medidas operacionais que têm sido adotadas na cidade.

Limeira é abastecida por dois mananciais: o rio Jaguari e o Ribeirão Pinhal. No caso do Jaguari, a vazão ontem era de 1,4m³s/, quando o mínimo necessário para captar é de 1m³/s; o que coloca o manancial em estado crítico. O Ribeirão Pinhal se encontra em estado de atenção com 60% da capacidade atual. Diante desta condição crítica dos mananciais com a redução de seus níveis, a BRK Ambiental iniciou nesta semana o uso da água da reserva Salto do Lobo para a manutenção da quantidade e qualidade do abastecimento do município. Um decreto municipal, publicado em junho pela Prefeitura, antecipava tal permissão.

Atualmente, a captação de água em Limeira ocorre com 70% pelo rio Jaguari e outros 30% pela represa Salto do Lobo, que tem abastecido, por meio de sifões, o ribeirão Pinhal.

MÊS MAIS CRÍTICO

O mês de setembro tem se apresentado como o mais crítico da estiagem, por isso, a concessionária reforça o pedido, necessário e urgente, para que todos façam uso mais racional e consciente da água.

De acordo com a empresa, em Limeira, o consumo médio por habitante/dia em 2021 é de 178,2 litros, o que significa que cada pessoa tem consumido quase 70 litros de água a mais por dia que o recomendado pela Organização das Nações Unidas. De acordo com a ONU, cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene. No comparativo com os dados do último diagnóstico do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), Limeira também apresenta um consumo per capita acima da média da região Sudeste, que é de 174,4 litros de água por habitante/dia.

Em agosto, foram consumidos 1 bilhão 649 milhões de litros de água em Limeira. Em setembro, embora o ciclo mensal ainda não esteja encerrado, o consumo tende a ser superior ao mês de agosto em razão dos picos de consumo de água registrados, especialmente, na semana passada, quando ocorreu a maior temperatura do ano na cidade.

CONSCIENTIZAÇÃO  

Diante da severa estiagem vivenciada em toda a região, se faz necessário priorizar o uso da água para necessidades de alimentação e higiene pessoal. Outras atividades como lavar calçadas e carros, por exemplo, precisam ser adiadas ou substituídas pelo uso de água reaproveitada.

Para incentivar o uso consciente de água, a concessionária desenvolve a campanha “Jogando junto pela Água”; ação que conta com uma página exclusiva na internet com informações sobre as condições dos mananciais responsáveis pelo abastecimento de água, além de dados sobre os índices de chuvas (https://jogandojuntopelagua.com.br).

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login