Foto de capa da notícia

Com mudanças, Inter de Limeira recebe o Palmeiras

Edmar Ferreira

Presença de Pepe nas tribunas, estreia do bandeirão da Interror (terceiro maior do Estado de São Paulo - atrás de Botafogo e Guarani) e mais de sete mil ingressos vendidos antecipadamente. Está tudo pronto para Internacional e Palmeiras, que se enfrentam às 16h, no Limeirão, pela 9ª rodada do Paulistão. Ouça o jogo pelo Rápido no Ar e pela Rádio Mix 770 AM e 82,9 FM.
Com apenas uma vitória em oito jogos (3 x 0 Botafogo) e ocupando a última posição do Grupo A, com apenas sete pontos, a Inter precisa pontuar. A situação é bastante delicada, restando quatro rodadas para o final. O risco de rebaixamento assusta à todos. Hoje o alvinegro escapa pelo número de gols marcados (cairiam Novorizontino e Santo André). Na sequência a Veterana terá o Novorizontino, fora, o São Bernardo, no Major Levy e o próprio Santo André, no ABC.
O Leão vem de derrota para a Ferroviária por 2 a 1, no Major Levy. Pela primeira vez a torcida protestou. A defesa alvinegra é a segunda mais vazada da competição com 12 gols sofridos, junto com a do Novorizontino e atrás apenas da Ponte Preta, com 14.
Exatamente por isso, o técnico Vinícius Bergantin se viu obrigado a mexer no setor. Para começar, Rafael Pin, que atuou nos últimos dois jogos (São Paulo e Ferroviária) se lesionou no segundo gol contra o time de Araraquara e foi vetado pelo departamento médico. Lucas Frigéri, recuperado de um desconforto muscular, volta a meta.
O treinador trocará as duas laterais. Celsinho entra na direita e Tito na esquerda. Léo Duarte, titular de uma das alas, será deslocado para o meio de campo. Já Rafael Carioca foi barrado. A dupla de zaga também foi modificada. Rodolfo Filemon terá Matheus Mancini como companheiro. Xandão é outro barrado.
No meio de campo, Bergantin apostará novamente no trio Jhonny Douglas, Matheus Galdezani e Lima. Léo Duarte reforçará a marcação, deixando Renato Cajá como opção de banco para a etapa complementar. O meia armador será Osman. E no ataque estará apenas Ronaldo, artilheiro do Paulistão, com seis gols.

Palmeiras
Em meio à longa busca por um camisa 9 e pressionado pela torcida para trazer o tão desejado centroavante, o Palmeiras quer vencer a sexta partida e se manter como a única equipe invicta no torneio estadual.
O Palmeiras ostenta a melhor campanha geral da fase de grupos, com 88,9% de aproveitamento. Isso com dois jogos a menos que seus rivais. O time de Abel Ferreira soma 16 pontos, com cinco vitórias e um empate em seis partidas.
É provável que a partida de hoje seja mais uma oportunidade para reservas mostrarem serviço, já que a prioridade no momento é levantar a taça da Recopa Sul-Americana e o duelo contra o Athletico-PR, que definirá o campeão, será na próxima quarta-feira, às 21h30, no Allianz Parque.
Abel Ferreira deve dar chances a atletas pouco utilizados, assim como fez em Araraquara na vitória sobre a Ferroviária por 2 a 0. Como o elenco apresenta baixas importantes, é possível que o técnico português escale um ou outro titular, especialmente na zaga, setor mais desfalcado. O jovem Renan deve ganhar uma oportunidade. No meio, Patrick de Paula quer jogar para retomar o bom futebol.
Os desfalques são os mesmos: os zagueiros Luan e Gómez e os meio-campistas Gabriel Menino e Gustavo Scarpa. Luan se recupera de uma lesão na coxa esquerda, Gómez continua em isolamento após contrair a covid-19, Scarpa trata um estiramento no joelho esquerdo e Menino sofreu entorse no tornozelo direito.

Confrontos
O Palmeiras jogará pela 17ª vez no Limeirão. Na história do confronto, são três vitórias leoninas, nove empates e quatro vitórias alviverdes. O time da casa marcou 14 gols e sofreu 16.
O último duelo no Major Levy terminou empatado sem gols. Foi em 14 de março de 2020, um dia antes da pandemia da covid-19. Rafael Pin fez sete defesas espetaculares e foi eleito o melhor em campo, diante de quase 15 mil torcedores.
A última vitória leonina sobre o Palmeiras, no Limeirão, foi há exatos 36 anos. Em 14 de junho de 1986, no ano mágico para o alvinegro, Kita marcou o único gol da partida.
A primeira vitória leonina sobre o Palmeiras, no Limeirão, aconteceu no dia 31 de agosto de 1980, pelo Paulistão. Com gols de Paulo Luciano e Zé Neto, o Leão fez 2 a 0.
Já em 23 de setembro de 1984, a Inter bateu o gigante da capital 2 a 1, no Major Levy, gols de Adilson e Luís Gustavo.
De 1986, ano da última vitória leonina, até hoje, foram mais oito confrontos em Limeira, com sete empates e a derrota em 2005 por 5 a 3, na abertura do Paulistão daquele ano.
No total, foram 38 confrontos entre os times. A Inter soma oito vitórias, o Palmeiras 15, além de 15 empates. O Leão marcou 32 gols e sofreu 51.
No Paulistão passado, a Inter venceu por 1 a 0, em pleno Allianz Parque, gol de Bruno Xavier, nos acréscimos.

Internacional x Palmeiras
Internacional - Lucas Frigeri; Celsinho, Rodolfo Filemon, Matheus Mancini e Tito; Jhony Douglas, Matheus Galdezani, Lima e Léo Duarte; Osman e Ronaldo. Técnico - Vinícius Bergantin.
Palmeiras - Weverton; Mayke, Kuscevic, Renan e Jorge; Patrick de Paula, Zé Rafael e Atuesta; Wesley, Rafael Navarro e Gabriel Veron. Técnico - Abel Ferreira.
Árbitro - Vinícius Furlan.
Local - Limeirão, 16h.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login