Foto de capa da notícia

Inter estreia hoje na Copa São Paulo de Juniores

Edmar Ferreira

A Inter estreia hoje na 52ª Copa São Paulo de Juniores. O Leãozinho enfrenta o Ibrachina, às 13h, na Mooca, em São Paulo. O jogo, válido pelo Grupo 30, será transmitido pelo Rápido no Ar. Logo em seguida, às 15h15, o Náutico recebe o Serranense/MG pela mesma chave.
Será a 13ª participação da Inter na competição. Curiosamente, ao entrar em campo nesta tarde, o alvinegro estará disputando sua 50ª partida pela Copinha. Em 49 jogos, são 20 vitórias, 9 empates e 20 derrotas, ou seja, um aproveitamento de 46,9%. O ataque leonino marcou 74 gols e a defesa sofreu 90.
Quando a Inter disputa a Copa São Paulo como visitante, o aproveitamento é baixo: apenas 28,8%. Nas últimas três vezes, em São Vicente, Rua Javari e Embu das Artes, foi eliminada em todas elas na primeira fase. São 15 jogos, com apenas uma vitória (4 x 3 no América/RN na Rua Javari). Foram 11 derrotas e três empates. O ataque marcou 15 gols e a defesa sofreu 43.
Agora, quando o assunto é Limeirão como sede, o aproveitamento leonino salta para 63,6%. Em 33 jogos, foram 19 vitórias, 6 empates e 8 derrotas. O alvinegro marcou 59 gols e sofreu 46.

Estreias
A Inter não vence uma estreia de Copinha desde 2015, quando bateu o Murici/AL por 2 a 1. De lá para cá foram três derrotas em três jogos: 3 a 0 para o Botafogo/PB em 2016, no Limeirão, 7 a 0 para o Avaí, na Rua Javari, em 2019 e 2 a 0 para o Taboão da Serra, em 2020, em Embu das Artes. Em 12 edições da competição, a Inter venceu sete estreias, empatou uma e perdeu quatro.
Curiosamente, foi exatamente em 2015 que a Inter passou de fase pela última vez. No mata-mata foi eliminada pelo São Caetano por 3 a 0, em Guarulhos.
Na última participação na Copa São Paulo, a Inter foi mal em 2020, perdendo os três jogos que disputou em Embu das Artes: 2 x 0 Taboão da Serra, 2 x 0 CRB e 2 x 1 Vila Nova/GO.

Melhor em 2003
A melhor participação da Inter na Copa São Paulo foi em 2003, quando terminou em terceiro lugar, vencendo o Vasco da Gama nos pênaltis, após empate por 2 a 2 no tempo normal.
A Inter só não foi finalista naquele ano porque cruzou com o Palmeiras nas semifinais e o jogo foi disputado no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André. O Verdinho tinha em seu elenco jogadores como Alceu, Diego Souza e Vágner Love. O placar foi de 7 a 1, de virada, já que Tutti abriu o placar.
Na primeira fase de 2003, a Inter caiu em um grupo com Auto Esporte/PB, América/RN e Corinthians.
Na estreia, o time comandado pelo técnico João Paulo venceu o time paraibano por 3 a 1, gols de Jacaré, Tutti e Valdson. Na rodada seguinte, goleada sobre o América/RN por 5 a 2, gols de Valdson, Tutti, Dickson e Fabinho (2).
A vaga para a segunda fase foi decidida contra o Corinthians, num Limeirão lotado. O "Leãozinho" deu um show e venceu por 2 a 1, dois gols do artilheiro Valdson.
A Inter continuou jogando no Limeirão e não tomou conhecimento do Juventus: 5 a 1, diante de 12 mil torcedores, gols de Valdson, Dickson, Tutti e Fabinho (2).
Com moral, a equipe limeirense jogou novamente em casa, desta vez contra o Avaí. Em um jogo dramático e decidido no último minuto, a Inter venceu por 3 a 2, de virada, gols de Fabinho, Tutti e Valdson. Aí veio a eliminação para o Palmeiras nas semifinais.
O time base da Inter tinha: Kleber; Bruno, Max (faleceu logo após a Copinha de infarto), João Paulo e Dickson; Onaga, Jacaré, Rafael e Tutti; Fabinho e Valdson. Esse mesmo time foi campeão Sub-20 do Campeonato Paulista ao vencer o Paulista, em Jundiaí, por 1 a 0, gol de Fabinho.

Esse ano
A Inter não foi bem nos amistosos antes da Copinha. Perdeu para o Rio Claro por 3 a 2, no Sindicato dos Metalúrgicos, para o XV de Piracicaba por 3 a 1, em Piracicaba e para o Ituano por 2 a 1, no Santa Adélia. Só venceu o Guaçuano por 1 a 0, no Santa Adélia. Também empatou sem gols com o Primavera, no Limeirão.
A Inter inscreveu 30 jogadores para a Copinha, são eles os goleiros: Higor, José Guilherme e Felipe. Os zagueiros: Diogo, Alemão, Lucas Luiz, Eduardo, Daniel Nunes e Ferreira. Os laterais: Wendel, Paulo e Iury. Os meio-campistas: Vittor Moura, João Martini, Allyson, Anderson, Willian, Kaique, Pedrinho, João Gago, Paulinho e Mateus e os atacantes: Bruno Santos, Fernandes, Vitinho, Vitor Paiva, Jean, Igor Gabriel, Bruno Jesus e Fábio.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login