Foto de capa da notícia

Limeirense conquista medalha de bronze na WorldSkills Lyon

O limeirense Nathan Crepaldi Rodrigues foi destaque na 47ª edição da WorldSkills, realizada em Lyon, França, entre os dias 10 e 15 de setembro. Competindo na modalidade #60 de Tecnologia Optoeletrônica, Nathan conquistou a medalha de bronze, sendo o primeiro brasileiro a representar o país nessa categoria, que é uma das mais recentes da competição.

A Optoeletrônica envolve o uso de hardware e software para o controle de iluminação, com habilidades como montagem de lâmpadas, medições luminotécnicas, projetos no software Dialuxevo, além da programação de fitas e painéis LED e sistemas de automação residencial. Nathan destacou que a conquista veio após mais de quatro anos e meio de preparação intensa, desde que iniciou seu treinamento em julho de 2020.

Em entrevista à Gazeta, o competidor limeirense falou sobre a emoção de subir ao pódio. “Foi muito gratificante! A sensação é indescritível, como se um filme passasse pela minha cabeça desde o primeiro dia de treinamento até o momento de levantar a bandeira no pódio. Com muito esforço, conseguimos colocar o Brasil entre os melhores do mundo. Certamente, um dos melhores dias da minha vida”, disse.

Nathan aproveitou para agradecer o apoio de seu treinador, Leonardo Kazuo, do coordenador Thiago Luiz Barboza, e de toda a equipe do Senai de Limeira, onde realizou grande parte do treinamento. "Agradeço também ao Senai São Paulo por confiar em mim para representar o Brasil nesta ocupação."

Além de Nathan, outros brasileiros também brilharam em Lyon. Bruna Martins, do Rio de Janeiro, conquistou a medalha de ouro na categoria Cabeleireiro. As medalhas de prata ficaram com André Dono (Fresagem a CNC), João Lucas Guimarães (Tornearia a CNC), Victor de Freitas Ferreira (Tecnologia em Design Industrial) e EstéfanyMarengoni (Cuidados de Saúde). Já o bronze foi para João Luiz Carvalho (Mecânica Industrial), Nathan Crepaldi Rodrigues (Optoeletrônica) e Samuel França dos Santos (Logística e Envios Internacionais).

O Senai destacou em suas redes sociais que a participação brasileira na WorldSkills é um marco não apenas para os competidores, mas para toda a educação profissional do país. “É difícil explicar tudo o que a delegação brasileira viveu em Lyon. E como dimensionar o impacto do que esses jovens viveram ao se preparar para a maior competição de educação profissional do mundo? É imensurável! Finalizamos nossa participação com 8 medalhas e 27 medalhas de excelência, e voltamos para casa com experiências, networking e oportunidades que apenas um evento como esse é capaz de proporcionar.”

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login