Intenção de consumo das famílias atinge maior nível desde a pandemia
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) alcançou 82,1 pontos em agosto, o maior nível desde abril de 2020 (95,6 pontos), no início da pandemia, e acima dos resultados do mesmo mês nos dois anos anteriores. O indicador, apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), avançou 1,1%, mantendo a tendência de alta iniciada em janeiro deste ano.
O ICF mede, em uma escala de 0 a 200, a satisfação dos consumidores em relação ao cenário de consumo. Resultados abaixo de 100 sugerem insatisfação, enquanto os acima desse valor apontam satisfação. Compõem o indicador os Índices de Emprego Atual, Perspectiva Profissional, Renda Atual, Acesso ao Crédito, Nível de Consumo Atual, Perspectiva de Consumo e de Momento para Compra de Bens Duráveis, como eletrodomésticos, por exemplo.
O resultado para o mês de agosto foi fortemente baseado no consumo das famílias com rendimentos acima de dez salários mínimos. Para esse grupo, a intenção de compras subiu 3,3%; para o grupo de menor renda, o ICF apresentou variação de 0,4%, o que indica estabilidade.
Um dos destaques é o indicador Nível de Consumo Atual, com crescimento de 2,8%, o maior dos últimos seis meses. Ele é medido a partir das respostas dos entrevistados a respeito do quanto as famílias estão comprando em relação ao ano passado (mais, menos ou a mesma quantidade). “Importante destacar que esse item foi o que obteve o maior crescimento em ambos os grupos de renda”, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros.
Nesse quesito, as famílias consideradas mais ricas apresentaram avanço quase três pontos percentuais acima do crescimento apresentado pelas de menor rendimento. “O melhor desempenho do índice para esses consumidores pode ser atribuído à maior disponibilidade de renda e ao menor peso dos juros altos no endividamento”, analisa Tadros.
Um terço dos consumidores se sente seguro em seu emprego
Outro índice que apresenta a maior pontuação desde abril de 2020 é o de segurança no emprego atual. A maior parte dos consumidores, 33,3%, revelou que se sente mais seguro do que em 2021. Em relação à perspectiva de melhoria profissional, houve recuo de 0,3% em relação a julho – no conjunto de respostas, a expectativa do grupo com rendimentos abaixo de 10 salários mínimos caiu 1%, mas os consumidores com renda acima desse nível estão 2% mais otimistas em relação ao emprego.
Os mais jovens, aqueles com idade abaixo de 35 anos, são os que ocuparam 80,6% das vagas de emprego abertas em junho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Por conta disso, são eles também que apresentaram maior disposição para consumir, tanto no que diz respeito ao indicador (72,2 pontos) quanto à sua evolução anual (21,3%).
Apesar das incertezas econômicas, as famílias com menor renda revelaram melhora de sua perspectiva para consumir no próximo trimestre, com aumento de 0,5% do indicador em agosto, após queda de 0,1% em julho. Ao considerar todos os respondentes, o item também progrediu, acelerando 0,8% no mês, contra alta de 0,2% apresentada no mês anterior.
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