Região tem saldo positivo de mais 2 mil novos empregos
Limeira, Cordeirópolis, Artur Nogueira, Holambra, Iracemápolis e Engenheiro Coelho registraram um saldo total de 2037 postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério da Economia.
Limeire teve 1.293 postos de trabalho abertos. Comparando com o mês de janeiro, quando foram abertas apenas 411 vagas, o aumento representa 214,5%. O saldo de fevereiro, no entanto, ficou abaixo do mesmo mês do ano passado, quando houve abertura de 1.500 vagas com carteira assinada.
O estoque, que é a quantidade total de vínculos celetistas ativos, em fevereiro contabilizou 81.747, o que representa uma variação de 1,61% em relação ao estoque do mês anterior. No ranking de admissões, o setor de serviços lidera com 2.065 admissões e a Indústria com 1.031 contratações.
Nas cidades de circulação da Gazeta, a abertura líquida foi positiva em Artur Nogueira com saldo de 108 empregos, Cordeirópolis com total de 93 carteiras assinadas, Engenheiro Coelho com 91 no saldo geral, Iracemápolis com apenas 4 no total e em Holambra com 448 contratações no saldo mensal.
Os dados do novo Caged mostram ainda que o salário médio de admissão em fevereiro de 2022 foi de R$ 1.878,66. O valor é menor que o registrado em janeiro, com um decréscimo de R$ 61,14, o que equivale a uma variação de -3,15%.
NACIONAL
O mercado de trabalho formal também acelerou no mês passado em todo o país e registrou um saldo positivo de 328.507 carteiras assinadas em fevereiro. De acordo com o secretário executivo do ministério, Bruno Dalcolmo, esta foi a primeira vez que o total mensal de admissões superou 2 milhões de vagas, considerando a série com declarações feitas dentro do prazo. O secretário, entretanto, destacou que o resultado não pode ser considerado estrutural e que a tendência é de redução nas contratações.
“O que vemos aqui em fevereiro de 2022 do ponto de vista das admissões é algo importante a ser notado. Pela primeira vez estamos acima de 2 milhões de contratações. É claro que não é possível se afirmar que é algo estrutural e que permanecerá nesse patamar”, disse. “Temos já registrado que é natural que se espere alguma desaceleração com relação ao nível de contratação do ano passado. É um processo natural, as empresas não continuarão contratando naquele ritmo do ano passado para sempre”, acrescentou.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login